O Navio Patrulha Oceânico Amazonas (P120), da Marinha do Brasil, apreendeu o ontem o pesqueiro Presente de Deus, perto da Plataforma de Mexilhão, na Bacia de Santos.
O barco estava com a documentação desatualizada e os tripulantes não eram habilitados para a atividade ou para conduzir a embarcação, entre outras irregularidades. O pesqueiro foi escoltado
até o Cais da Marinha, no Porto de Santos.
FONTE: A Tribuna
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 8º DISTRITO NAVAL
CAPITANIA DOS PORTOS DE SÃO PAULO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A Marinha do Brasil (MB), através da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), subordinada ao Comando do 8º Distrito Naval, informa que no dia 22 de janeiro de 2015, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, efetuou o apresamento da embarcação “Presente de Deus”, pesqueiro, inscrição 387.704.629-1, Porto de Registro: Cabo Frio-RJ.
No momento da apreensão, o NPaOc “Amazonas” fazia a Patrulha Naval nas proximidades da Plataforma de Mexilhão, Bacia de Santos, Litoral de São Paulo.
Durante a abordagem diversas irregularidades foram observadas, tais como: tripulantes sem a habilitação para o exercício da atividade; documentação da embarcação desatualizada; descumprimento de CTS (Cartão de Tripulação de Segurança), extintor de incêndio e seguro vencidos, rol de equipagem deficiente e nenhum tripulante habilitado para conduzir a embarcação.
A embarcação foi escoltada para a CPSP, inspecionada pelos vistoriadores navais e, também, pela Polícia Militar Ambiental de São Paulo. O pescado apreendido foi doado para uma instituição beneficente da Cidade de Santos.
É raro você escutar uma noticia dessas nossa Mb aprendendo barco pesqueiro eu só escutava os barcos brasileiros sendo aprendidos pelas outra marinhas.
Fiscalização de qualidade!
É por causa de irregularidades como essas que muitas vidas se perdem no mar. Uma embarcação é como uma ilha ambulante no mar. Se não for bem cuidada o marinheiro fica em uma situação arriscada, por ser o único refúgio de que os tripulantes tem a disposição. Lembrei do caso do navio Dona Paz que matou mais de 4.000 pessoas por negligência das autoridades e o capitão. Ele superou e muito a perda de vidas do Titanic.
Só para se ter uma idéia da importância dessa operação do Amazonas, e ainda falando do Titanic, o transatlântico esta legal perante a lei britânica (tanto que transportava passageiros pelo Atlântico) no que diz respeito a vários quesitos de segurança, inclusive dos botes. Na verdade o navio levava mais botes do que o estabelecido por lei, de acordo com o porte dele.
Portanto, se mesmo regularizado tivemos uma catástrofe que foi aquele naufrágio, se não estiver tudo em ordem é uma tragédia anunciada dessas embarcações sem condições de uso.