DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO
A Diretoria de Engenharia Naval(DEN), vem, por meio deste, tornar público que realizará chamamento público, no período compreendido das 09:00h do dia 11/07/2014 às 15:00h do dia 26/07/2014, com vistas a identificar empresas ou profissionais interessados e capazes de prestar serviços técnicos especializados de consultoria, assessoramento e capacitação (on the job training) da tripulação da Diretoria de Engenharia Naval (DEN), no âmbito do Empreendimento Modular do Período de Modernização do Navio-Aeródromo “São Paulo” (EMProModNAe)
O Edital de Chamamento Público está disponível no endereço eletrônico htpp://www.den.mar.mil.br.
LUIZ CARLOS DELGADO
Capitão-de-Mar-e-Guerra (EN)
Vice-Diretor
Segundo o edital do EMProModNAe, se divide nos seguintes itens:
a) Sistemas de Propulsão a vapor, que inclui linhas de eixo, mancais, sistema de lubrificação e resfriamento, turbinas a vapor e seus sistemas auxiliares, do NAe “São Paulo”;
b) Sistemas Auxiliares, que inclui o sistema de ar comprimido, sistema de incêndio, transferência e recebimento de óleo lubrificante e óleo combustível, sistemas hidráulicos, sistemas de geração e distribuição de vapor, sistema das catapultas e aparelho de parada de aeronaves, do NAe “São Paulo”; e
c) contratações, atos preparatórios ou prévios, bem como os atos a serem praticados por Fiscal de Contrato, relacionados ao NAe “São Paulo” e que sejam da alçada da DEN.
Objetivos:
a) Prover a Administração Pública Federal direta com as necessárias consultorias e assessorias técnicas especializadas em temas relacionados à modernização do NAe “São Paulo”, como forma de garantir que a tripulação da DEN possa executar as tarefas que institucionalmente lhe cabem, da forma mais eficiente, eficaz e tempestiva, minimizando-se a possibilidade de:
I) lapsos e atrasos que repercutam direta ou indiretamente no andamento das obras e serviços a bordo do NAe “São Paulo”;
II) incorreta ou intempestiva aplicação de recursos públicos previstos no Plano Plurianual e na legislação orçamentária, destinados à modernização daquele meio naval;
III) descumprimento ou intempestividade no cumprimento das ordens advindas das autoridades navais da Cadeia de Comando da DEN; e
IV) inatingir as metas estabelecidas pela DGMM dentro do Programa de Modernização.
b) capacitar os servidores civis e militares lotados na DEN durante a execução contratual (on the job training), com a transmissão de conhecimentos técnicos, informações, e experiências específicas e próprias de obras de engenharia de elevado grau de complexidade técnica, em navios de guerra de grande porte, propelido a vapor superaquecido, a exemplo do NAe, advindo de pessoal a ser contratado com expertise em empreendimentos já exauridos e tecnicamente similares e compatíveis com o escopo do EMProModNAe.
Essa reforma do A12 deve está casada com as reformas dos caças A1 as duas tem que terminar juntas vamos ver dessa vez se eles conseguem resolver mesmo os problemas do A12 e não reformas a meia boca empurrando os defeitos com a barriga. A MB deve saber quanto ela precisa para deixar operacional esse navio se o governo não tem dinheiro que ela tome iniciativa uma campanha nas rede sociais com fez o pessoal do mensalão .
Se não der certo ao invés das descultas da DEN o almirantado vai querer a análise da contratada do pôr que não deu certo…
Bem, já vou adiantar então algumas das desculpas q justificarão os atrasos…. já q a obra será executada no AMRJ:
1 – Estamos sem mão de obra disponível! o Alte disse q a prioridade hj é da fragata q vai pro Líbano ano q vem!!!!!.
2 – Estamos sem recursos, o dinheiro liberado não foi suficiente e só pagou o custeio do AMRJ, estamos aguardando mais liberações!.
3 – A mão de obra não quer nada, estão todos em vias de se aposentar nos prox. 5 anos! mas vamos contratar terceirizados pra safar! (Assim q liberarem os recursos).
4 – Esse mês teve muitos feriados… e o AMRJ precisa cumpri-los para reforçar seu caixa!
5 – Estamos estudando essa modificação, mas não há prazo pois dependemos da DEN! (A DEN dirá q depende da\Gerência da DGMM, q responderá q não é com ela, só libera a verba pra modificação após a DEN aprovar e assim vai…
E posso continuar com essa relação de desculpas até amanhã…!!!!!
p.s. Já ia esquecendo a mais tradicional de todas… O AMRJ tira férias coletivas em JAN!!!! só mês q vem!!!
Por que, se queremos a jossa operacional, não investimos dinheiro nele e no AF-1? E outra, 12 AF1 ´e bem pouquinho não? Será que vai rolar aqueles 20 mesmo?
Com a escolha do Gripen E no FX-2 existe possibilidade teórica de operar uma versão Sea Gripen no São Paulo (que deverá ser comprovada posteriormente).
Esta possibilidade (se confirmada) pode tanto representar uma faca de dois gumes em que tanto as aeronaves dos novos NAes poderão ser operadas antecipadamente no São Paulo e acelerar a prontificação futura da ala aérea de combate dos novos NAes. Como ao revés justamente POR ISSO pode acabar por contribuir para atrasar o início da construção dos substitutos do São Paulo prolongando a sua vida operacional.
O PRONAE está na fase de definição de qual das sete propostas remanescentes das 9 originais deverá ser aceita. Uma vez escolhida a proposta vencedora a MB comunicará ao governo e dirá qual o custo previsto e condições e prazos necessários para as duas unidades a serem contratadas.
Depois disso vai esperar na fila onde recentemente saiu a FAB com seu FX-2 e aguardar que o governo federal dê OK para prosseguimento.
Daqui a 4 ou 5 anos quando o governo tiver certeza e recebendo os rendimentos do pré-sal PODE SER que o governo autorize o PRONAE.
Quanto a este edital, me parece um processo direcionado para contratação da DCNS francesa para ajudar tecnicamente (como um auditoria externa a DEN) no processo de modernização.
Parece que a batata da DEN está assando com o Almirantado…
Pelo que está escrito aí em cima, o almirantado define os objetivos e prazos a serem cumpridos na modernização e a “turma da DEN” assessorada pela contratada (DCNS) tem de dar conta do trabalho. Se não der certo ao invés das descultas da DEN o almirantado vai querer a análise da contratada do pôr que não deu certo…
SE eu entendi errado, me corrijam…
Se possível nos informar quais as 7 propostas que restaram das 9 iniciais , desde já agradeço .
Quanto aos países foi novamente reduzido para 3 países e 4 empresas.
EUA, Inglaterra (2 empresas) e França.
Será um projeto especificamente encomendado p/ MB, convencional catobar, e pode alcançar até 50.000 T de deslocamento.
Cito o comandante da MB.
O programa de projeto e construção dos dois Navios Aeródromos que substituirão o atual São Paulo, foi dividido em três fases distintas. O comandante da Marinha falou que: “na primeira ocorrerá o treinamento de cerca de 40 engenheiros brasileiros que terão a tarefa de acompanhar todo o trabalho da empresa contratada. Nesta fase, que deve custar cerca de 20 milhões de reais, serão preparados ainda os Requerimentos de Alto Nível do Sistema e os de Estado-Maior (RANS e REM) determinando, ao final, a sua exeqüibilidade. Passado esta etapa vem a segunda fase onde se dará o projeto básico e em seguida o projeto detalhado”. Só então será tomada a decisão de se construir os navios propriamente ditos na terceira fase do programa. Moura Neto comentou também que:“a Marinha pediu propostas a todos os estaleiros e escritórios de projeto interessados”, e que “os russos não estão mais fazendo parte deste programa, uma vez que eles não enviaram sua proposta, ficaram de fora”.
Acho que assim como o POSUPER, a DCNS vai ficar com o contrato. Talvez nas fragatas as italianas levam alguma vantagem por serem mais baratas, mas o lobby da França e DCNS é muito graqnde. E até seria bom, visto que aumentaríamos ainda mais nossa cooperação com os franceses.
No momento no Prosuper a liderança é alemã e no Pronae é Inglesa.
A propósito, alguém tem alguma informação de como anda (ou não anda, o que acho mais provável)o PRONAE?