Por Jimmie Adamsson
Desde terça-feira a marinha Sueca enviou os navios HMS Vinga (M 15) e HMS Sturkö (M 14), numa operação de remoção de minas ao norte de Öresund.
Os navios na primeira fase concentraram a operação na zona oeste do Farol Kullen e ao norte da separação de tráfego, a hidrovia para as embarcações que levam até Öresund. Há uma nova pesquisa nos arquivos de guerra que levaram à desminagem do local. O MWDC – Mine War Data Center, preparou a área apontada onde um avião britânico foi derrubado carregado com minas entre 1943-1945. A área possui tráfego muito intenso, e portanto, uma prioridade para este tipo de ação.
A área é relativamente grande e dividido em pequenos quadrantes para lidar facilmente com o que é verificado. Primeiro, a área é varrida com sonar, para examinar posteriormente com maior profundidade, os ecos através do ROV e sua câmera. Neste estudo, são filmados objetos para determinar o que foi encontrado.
– Esta área em particular é muito movimentada, por isso não é incomum encontrar coisas que os navios despejar pelo caminho. Podem envolver vários itens de metal, móveis e eletrônicos, mas também os restos de muitos anos de atividades de pesca, diz o oficial de sonar Otto Stark.
A mina encontrada tinha forma cilíndrica, com 2,7 metros de comprimento e 0,5 metros de diâmetro. Ela continha cerca de 300 kg de explosivos, com dois sensores acústicos e magnéticos para detonar no momento certo, quando um navio passasse por cima da mina. Dois dias depois da operação até agora uma mina localizada e removida.
– Podemos notar que os explosivos ainda estavam intactos, mas os sensores haviam sido destruídos. A profundidade foi de apenas 30 metros que deu lugar a um grande lance de água, disse Johan Månsson, mestre no HMS Vinga.
SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR
A detonação foi realizada a partir do HMS Sturkö, onde o operador do ROV colocou uma pequena carga explosiva ao lado da mina, que foi detonada através de um um sinal enviado pelo navio. O comandante do HMS Sturkö, Martin Blomqvist, pode confirmar que os sensores do navio e da tripulação funcionaram bem e eles resolveram o problema de uma maneira eficiente e segura, já que navios civis estavam nas proximidades da zona de perigo.
Os navios permanecerão na região até sexta-feira quando atracarão em Helsingborg. Na segunda-feira de manhã, os navios suspendem e continuam a operação de contra-minagem por mais alguns dias.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Tredje sjöstridsflottiljen