Por Guilherme Wiltgen
A Marinha da Namíbia (Namibian Navy – NN) deu as boas-vindas ao novo grupo da Brazilian Marine Advisory Training Team (BRAZMATT) que chegou à Namíbia, como parte da contínua manutenção do acordo bilateral entre os dois países.
“A sua contribuição para o desenvolvimento da Marinha da Namíbia é reconhecida e continuará a ser importante na história da Marinha Namíbia”, disse o Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais da Namíbia, CMG Olavi Shipunda, em seu discurso quando recepcionou os quinze militares da Marinha do Brasil em 25 de fevereiro.
A cooperação no desenvolvimento da Marinha da Namíbia foi iniciado na década de 90, com intercâmbios e cursos ministrados em território brasileiro e, também, com apoio técnico em adestramentos.
A Marinha do Brasil mantém, permanentemente, desde 2009, um grupo de assessoramento técnico no país amigo, composto por militares Fuzileiros Navais e da Armada.
Muito legal esta reportagem sobre a Marinha da Namibia, eu como SO EF dei muitas aulas para os marinheiros da Namibia, auka de Higiene e Primeiros socorros, eles eram muito bacanas, o unico arrependimento é ter perdido o contato deles. Visser, queria muito reve-los de novo.
Os Navios que por ventura a Marinha fosse dar baixa poderiam ser ofertados a Namíbia tal como foi fei tô coma VirvetavPurus, doa-se o Navio a Namíbia para a reforma desse Navio
Falta muito apoio nosso as marinhas irmans da costa atlântica africana, a Namíbia mesmo deveríamos ter um escritório e uma base de patrulha/treinamento la, podendo fazer um rodizio de navios classe Amazonas e assim auxiliando na capacitação local e internalizando de nossos marinheiros e da marinha da Namíbia, que pode no futuro adquirir meios ( financiados por bancos brasileiros ) de estaleiros brasileiros assim estimulando a indústria. Negocio bom para todos