Por Martin Manaranche
A Marinha da Coréia do Sul (ROK Navy) comissionou o primeiro submarino da classe Dosan Ahn Changho, com capacidade para lançar mísseis balísticos, dentro do programa KSS III. Com a entrada do Dosan Ahn ChangHo (SS 083), as capacidades subaquáticas de defesa aumentaram, disseram as autoridades.
A cerimónia de comissionamento do submarino, homenagem ao herói da independência sul-coreana Dosan Ahn Chang-Ho, foi realizada no Daewoo Shipbuilding e no estaleiro de Okpo da Co. de Co., na ilha sul de Geoje.
O Dosan Ahn ChangHo será implantado até 2022 de agosto após um ano de avaliações de acordo com a Marinha.
“Após a implantação, o submarino terá um papel ativo como sistema de armas estratégicas do país contra ameaças”, descreveu a ROK Navy em um comunicado de imprensa.
“A entrega bem-sucedida e o comissionamento do Dosan Ahn ChangHo é um avanço para a Coréia, que desenvolveu o mais alto nível de submarina de classe de 3.000 toneladas em apenas 30 anos de operação submarina. Pode ser considerado como um marco significativo que pode mais uma vez provar ao mundo a tecnologia avançada da indústria de defesa coreana. Deve servir como um sinal para um salto a frente na tecnologia da indústria de defesa”, disse Jeon Yong-Gyu, supervisor chefe do projeto Dosan Ahn Changho.
O design básico para um deslocamento padrão de superfície bastante grande (3.358 toneladas, até 3.800 submerso, para o submarino do tipo SSK 1) iniciado em 2004, em conjunto pela Hyundai Heavy Industries e às empresas DSME. Empresas locais Lig Nex1, Hanwha e STX Engine também estão envolvidos no projeto, bem como empresas britânicas BMT e Babcock que fornecem assistência técnica.
O submarino KSS-III Batch 1 tem um comprimento de 83,5 metros, uma largura de 9,6 metros. Sua velocidade submersa máxima é de 20 nós, e a autonomia em velocidade econômica é de 10.000 milhas náuticas. A tripulação consiste em 50 marinheiros.
Os submarinos do KSS-III Batch 1 são equipados com oito tubos de torpedos de 533 mm, bem como 6 tubos de VLS (sistema de lançamento vertical). Eles irão acomodar o futuro míssil de cruzeiro (Cheon Ryong com um alcance de 1.500 km) em desenvolvimento pela LIG NEX1, enquanto os lançadores seriam fornecidos por Doosan.
Foi anunciado no início do programa que a empresa espanhola Indra foi selecionada para fornecer seu sistema de defesa eletrônica (ESM) Pegaso e Babcock do Reino Unido projetaria e fabricaria o sistema de manuseio de armas para os submarinos da classe. A empresa francesa Safran está fornecendo os mastros optrônicos para a classe e o Grupo ECA os consoles de direção. Outro conteúdo sul-coreano inclui os sonares flank array (fornecido pela LIG NEX1) e pelo sistema de gerenciamento de combate (fornecido por Hanwha).
A construção no primeiro da classe, o Dosan An ChangHo (SS 83), começou com a primeira cerimônia de corte de aço realizada no estaleiro DSME em OKPO em 27 de novembro de 2014. A cerimônia de batismo ocorreu em 17 de maio de 2016. O submarino recebeu este nome em homenagem a um dos líderes do movimento nacionalista coreano do início do século XX. O lançamento ocorreu em 14 de setembro de 2018.
O batimento de quilha do segundo submarino, o Ahn Moo (SS 85) aconteceu no DSME Shipyard em 1º de julho de 2016 e foi lançado em 10 de novembro de 2020. Hyundai Heavy Industries em Ulsan começou a construção do terceiro submarino e último do primeiro lote, o Yi Dongnyeong (SS 86), em 30 de junho de 2017.
KSS III BATCH II
Em março de 2019, a construção do projeto KSS-III Batch II para a ROK Navy foi aprovada.
Em comparação com o primeiro lote, o submarino KSS III Batch II deverá ter um casco mais longo (trazendo deslocamento aprox. De 3.000T a 4.000T, 8 tubos VLS, baterias de íons de lítio, tecnologia de motor supercondutor (HTS) de alta temperatura para sistema de propulsão elétrica integrado.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News