Por Oriana Rivas
A presença de piratas chineses em águas chilenas já havia sido detectada meses atrás por pescadores e pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. No entanto, a Marinha do Chile evitou oficializar esse aviso.
A presença ilegal dessas embarcações chegou a ser negada pela Marinha do Chile, que alegou estarem ainda em águas internacionais na costa do Peru e do Equador.
Enquanto isso, os navios asiáticos saquearam tudo em seu caminho, eliminando a fauna marinha com a atividade de pesca ilegal descontrolada.
Mas a posição da Marinha chilena mudou quando o comandante Andrés Gallegos confirmou a presença de dois navios chineses em sua costa.
Os barcos são dedicados à extração de lulas. Eles estavam cruzando a Zona Econômica Exclusiva do Chile naquela data, rumo ao sul, informou o Infobae.
A nova informação divulgada pela instituição militar acrescenta que existem 430 embarcações na mesma área, mais do que estimaram os EUA e organizações independentes.
Com os radares desligados, esses barcos entram nas águas de outros países para pescar de forma incontrolável. A própria prática causou desolação no Mar de Bohai, localizado no próprio nordeste da China, em 2018.
Agora, a Marinha do Chile informa 430 embarcações, das quais duas já cruzaram o Atlântico pelo Estreito de Magalhães, outras duas transitam pela costa sul do Chile e 74 foram fiscalizadas por pessoal do componente marítimo das Forças Armadas chilenas.
A nota do Infobae acrescenta que a descoberta ocorreu durante rondas de fiscalização organizadas na área de responsabilidade de busca e salvamento (SAR).
Um avião e o OPV Cabo Odger cruzaram a costa diante das regiões de Arica e Parinacota e Tarapacá, onde existe uma frota de mais de setenta embarcações chinesas.
Ameaça a caminho
Atualmente, o Chile é o quinto país com mais áreas marinhas protegidas do mundo (500.000 quilômetros quadrados), segundo dados da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Tal recorde está ameaçado pelas ações do exército paralelas ao regime chinês. No mês de novembro, os Estados Unidos denunciaram que 300 navios cargueiros estavam ao largo da costa peruana praticando pesca ilegal.
Por sua vez, a ONG Oceana dedicada ao monitoramento dos mares, alertou que a frota ilegal estava no limite da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Peru e 400 milhas náuticas a nordeste da ZEE do Chile.
“O tamanho desta frota deve ser motivo de preocupação, ainda mais quando houver probabilidade de encerrar seus sistemas de identificação automática”, disse Marla Valentine, Analista de Transparência e Pesca Ilegal do escritório da Oceana nos Estados Unidos.
Mas os alertas já existiam há meses. Em abril, as autoridades marítimas argentinas detectaram um navio que pescava ilegalmente em sua costa.
O navio conseguiu evitar os controles aéreos e marítimos e fugiu, mas conseguiu ser identificado como um navio de pesca chinês chamado Lu Rong Yuan Yu 668, relata o portal Mongabay.
Exploração chinesa
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) indica que 90% dos estoques de peixes marinhos para fins comerciais já estão totalmente explorados, diz Mongabay.
A perversão da China atingiu níveis de extinção, outro caso sendo o do arquipélago de Zhoushan no Mar da China Oriental. Ele ficou tão arrasado que os pescadores chineses tiveram que ir mais longe, especificamente para o sul do Pacífico.
“O interessante é como eles fazem agora para manter esses navios em alto mar por dois anos ou mais. Esses grandes petroleiros possuem, transhippers, adaptados para refrigerar milhares de toneladas. Então, eles tiram os peixes desses barcos, deixam combustível, comida e depois voltam para a China. Eles não existiam antes, mas nos últimos anos triplicaram”, diz a diretora da Oceana, Liesbeth van der Meer.
FONTE: Panam Post
A china é o câncer do planeta ! O Mundo precisa acordar ..
Ja já os preços do alimento marinho vai a níveis astronômicos por aqui. E já sabemos um dos motivos.
AVISO: Se você quer comprar peixe ”’BALATO”” na peixaria, não pergunte a origem.
Análise investigativo da Universidade da República (Uruguai ):
Paradoxo: o Uruguai produz quatro vezes mais o volume de pescado que precisa consumir. No entanto, de acordo com análises recentes, três quartos da oferta nacional de pescado no mercado interno uruguaio provém de importações. Quase 90% do setor pesqueiro do Uruguai se dedica à exportação.
O Uruguai já na década de 1980 atingiu sua capacidade máxima de produção pesqueira e a partir daí começou um declínio causado por esse mesmo modelo de exploração intensiva que não permite a renovação do recurso pesqueiro.
Parece que a nuvem de “gafanhotos” está fora de controle.
Espero que a FAB e a MB estejam cientes desse problema e patrulhando nossos mares de forma adequada.
Tem que pôr a pique todos os invasores como fizeram os argentinos, sem misericórdia.
Este povo se reproduz de forma irresponsável como coelhos e se acham no direito de devastar todos os recursos do planeta para alimentar seu gigantesco rebanho humano.
Se isto não for combatido com severidade, não vai sobrar nada, a devastação será irreversível.
Por aqui não se investe nem na pesca, nem na preservação, nem em meios navais para patrulhar nossas águas.
Quando estas hordas de pesqueiros chinos decidirem vir para cá, não vai sobrar nem petitinga na beira da praia.
não precisa gastar munição a toa. afunda os reabastecedores maiores. os outros morrem por inanição. vê se eles pescam na costa do EEUU, mesmo que em águas internacionais.
Peixes, crustáceos, e mamíferos marinhos não respeitam fronteiras. Entram, e saem, em suas viagens migratórias, os chineses sabem disso.
ONG OCEANOSANOS (Uruguai): Denúncia que o Porto de Montevidéu recebe essas mesmas embarcações pesqueiras chineses com pratica de pesca ilegal.
O Uruguai foi escolhido para transformar-se em uma base de reparo e fornecimento de recursos para todos os navios da China e Taiwan. E também outros países que pescam no Atlântico Sul. China tem projetos de Acordos de Livre Comércio de construção de Porto. “O porto de Montevidéu é o segundo maior do mundo em receber pesca ilegal, segundo relatórios da Oceana e da Oceanosa (ONG Uruguai).
A questão é saber qual o suporte da China nesse evento ilegal. No mínimo existe algum navio reabastecendo em alto mar.
Pensei o mesmo… deve haver algum suporte… mas não necessariamente chinês (do governo)… os chineses são uma mão de obra abundante e relativamente barata… esse suporte pode ser de qualquer país ou “empresa” que esteja se beneficiando economicamente com isso…
Fico pensando em quantos destes piratas não passeiam por nossa ZEE, precisamos de navios patrulha em quantidades decentes pra ontem. Pra mim tem q afundar estes navios e levar presos ,depois deportar, seus tripulantes.
Não são poucos e pode acreditar a MB sabe disso, lembro muito bem quando pescadores do RN foram expulsos do mar por barcos chineses, os pescadores brasileiros disseram que até ameaçados com armas foram ameaçados, tiveram que voltar com o rabo entre as pernas, eles avisaram a MB e depois que a imprensa noticiou esse ocorrido, a MB soltou um nota dizendo que o ocorrido foi e águas internacionais e que nada podia fazer
é simples resolver isso. afunda e diz que foi dentro da ZEE. Nunca mais voltam