Nesta terça-feira, 4 de julho, na Base de Submarinos, especialistas em submarinos da ativa e da reserva se reuniram para comemorar o centésimo sexto aniversário da Fuerza Submarina (Fuersub), especialidade que iniciou sua história na Marinha do Chile no ano de 1917, quando foram recebidos cinco submarinos tipo “H”, construídos nos Estados Unidos, e obtidos junto ao governo britânico.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Vice-Almirante José Luis Fernández, que contou com a presença de oficiais do Alto Comando Naval e convidados civis e militares.
O Comandante da Fuerza Submarina, Comodoro Óscar Manzano, recordou os principais marcos da história, a começar pelo hasteamento da bandeira nacional nos Submarinos “H”, que marcaram “a importância do legado daqueles que nos antecederam, legando-nos o conhecimento, disciplina e camaradagem, valorizando a forma silenciosa de operar no fundo do mar”.
Antes de terminar, o Comodoro Manzano agradeceu o trabalho de todos os servidores da Marinha que têm contribuído para o desenvolvimento deste Comando. “Aproveito para reconheDirección de Comunicacionescer a contribuição e empenho do pessoal não especialista em Submarinos que integra a nossa Força, o seu conhecimento e especialização diferenciada é necessário e complementa o trabalho e a missão do Comando Operacional”, disse em duas palavras.
Durante a cerimônia, foram homenageados os Oficiais e Marinheiros que completaram mais de 50 anos de formação como especialistas em Submarinos.
FONTE: Dirección de Comunicaciones – Armada de Chile
É informação classificada!!! rsrsrs
Não que faça muita diferença mas o Chile recebeu 6 submarinos classe H, não 5, conforme um livro que tenho mas
não querendo basear-me apenas nele, fiz uma pesquisa e encontrei 6 em outras fontes também.
Alguém precisa avisar a Armada Chilena sobre isso, ela mesmo informou que foram 05…😅😅😅😅