Nesta terça-feira (17), a Marinha do Brasil (MB) realiza a cerimônia de batimento de quilha do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha”, primeiro navio polar construído em solo brasileiro, no Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo.
Com capacidade de operar nas águas geladas da região Antártica, o NPo “Almirante Saldanha” integra o Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos e de Apoio Antártico (PROHIDRO), que prevê a obtenção de navios hidroceanográficos a serem empregados em águas polares, o que ampliará o suporte logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz e incrementará as atividades de pesquisa científica no Continente Austral.
NAVIO POLAR
A incorporação do NPo “Almirante Saldanha” à Força Naval está prevista para o segundo semestre de 2025. A construção do navio é conduzida pela MB, com execução da Polar 1 e gerência da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). O navio terá cerca de 103 metros de comprimento, autonomia de 70 dias e tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Na fase de construção já foram gerados 600 empregos diretos e 6 mil indiretos.
FONTE: CCSM
Estamos de parabéns, pelo navio polar .
Parabéns pela contrução do primeiro navio polar. Ele vai contribuir muito para o desenvolvimento do Brasil.
Será um grande acréscimo no apoio logístico à EACF e nas pesquisas desenvolvidas na Antártica.
Excelente !!!
Padilha, novidades quanto aos Napa 500 ???
Zero até o momento.