MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 4º DISTRITO NAVAL
PRESS RELEASE
O Navio-Patrulha (NPa) Bocaina (P 62), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Navaldo Norte, apresou, no dia 18 de março, o barco pesqueiro “DON JACINTO”, de bandeira venezuelana, que realizava atividade de pesca ilegal nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).
A ação ocorreu durante patrulha naval no litoral do Amapá e em coordenação com o Comando do 4º Distrito Naval e o Centro Integrado de Segurança Marítima. A embarcação transportava cerca de três toneladas de pescado da espécie pargo sem licença para este tipo de atividade.
A embarcação era conduzido por quinze tripulantes de nacionalidade venezuelana. Ao ser avistado, o barco tentou se evadir do local, entretanto, foi interceptado e inspecionado por militares do Navio, que assumiram o controle da embarcação.
A mesma será escoltada até o porto de Santana (AP) e apresentada à Capitania dos Portos do Amapá e demais órgãos competentes para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
Esta ação reforça a importância da implementação do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) para permitir o monitoramento e o controle da Amazônia Azul, contribuindo para garantir a nossa soberania e coibir ilícitos como a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.
Devemos ter cuidado com a mega frota que, do Pacífico, está virando para o Atlântico Sul. Finalmente o governo argentino acordou (um pouco tarde, creio eu) e criou organismo destinado a uma eficaz (?!) patrulha de suas águas territoriais. O governo brasileiro não pode dormir no ponto e não se precaver contra esta pesca predatória. Será que os serviços de inteligência brasileiros já não transmitiram suas informações referente ao assunto para o Governo?
Por favor, notícias sobre o PRONAPA , financiado pelo fundo da Marinha Mercante !
Pegaram um. O chineses são expert nisso, veêm de frota! mais de 100 barcos com apoio e tudo. A nossa deficiência é grande nessa áerea.
Este ano passaram de 300 sem contar os navios de apoio logístico.
O simples fato de tentarem fugir da patrulha demonstra a ousadia desses invasores! Isso porque eles sabem que entraram ilegalmente no Brasil para saquear nossos “produtos”. Mais patrulheiros oceânicos, aeronaves de vigilância, Orions, etc!
Isto é mais que um crime de pesca ilegal, a Venezuela possui um extenso litoral, há o mar do caribe e o oceano Atlântico e se fosse para pescar ilegalmente este barco com sua tripulação poderia tentar aventurasse nas aguas colombianas ou de mais três, países Guiana, Suriname e o território ultramarino da Guiana(França) mas escolheram justamente as águas brasileiras tem que se caracterizar como uma agressão e um ato de pirataria por parte da Venezuela contra o Brasil !
Um barquinho de pescador ameaça…espero então NUNCA existir ameaça de um sub nuclear..
Vc ñ entende do assunto que comenta? Hj é um barquinho, amanhã 10, depois um petroleiro derramando óleo..e então só resta o choro..
Concordo com vc. É impedindo barquinhos que mostramos como estamos atentos. Começam com um, deu certo ? Se passar logo lo teremos 100. Soberania se demonstra s todo tempo.
O projeto NPa 500 BR deveria estar no topo da lista de prioridades da MB, junto com as Tamandarés. São bem mais baratas, rápidas e fáceis de construir, diminuindo os riscos em caso de contingênciamento de verbas.
tem que destravar o fundo da marinha mercante lá pra ter fluxo continuo de dinheiro. Como é um navio barato msm (porcamente falando é um yacht com um bofors 40mm na proa) da pra fazer pedidos volumosos, mas é necessários ver esse negocio do fundo antes.
Menos…
O FMM é um fundo voltado ao fomento da construção naval nacional relacionada a marinha mercante. Uma parcela do que é repassado ao fundo será destinado a MB para reparo e construção de segmentos específicos de embarcações da mesma. Não são todos os projetos que podem fazer parte deste fundo. A embarcação em questão sim, pode.
O empréstimo não é a fundo perdido. Deve ser reembolsado. Se a MB tivesse verba, acredito que já teria o acionado.
Pois é esse fundo que poderia num momento em que a marinha está desamparada de meios , e quando o cobertor está curto, é primordial, a liberação desse fundo para o equipamento de navios patrulhas, para a guarda de nosso mar territorial. Desde 2019 que estão para votar a liberação desse fundo , e nada acontece. Isso mostra a preocupação dos nossos políticos com a nossa soberania.