Durante operação de Patrulha Naval, realizada na Bacia de Campos, o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas (P 120), apresou dois barcos pesqueiros.
A operação foi realizada em coordenação com a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Após receber informações sobre a localização das embarcações, enviadas por meio da aeronave Bandeirante P-95, de patrulha marítima da FAB, o Amazonas abordou os barcos pesqueiros, com o apoio de dois agentes ambientais do IBAMA.
As embarcações apresentaram irregularidades no cumprimento da Lei de Crimes Ambientais e na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e foram conduzidas para o porto de Macaé. Cerca de três toneladas de pescado foram apreendidos, além de materiais de pesca. As multas aplicadas somaram cerca de R$ 63 mil.
FONTE: Assessoria de Imprensa – Comando do 1° Distrito Naval
O Persa Ciro já dizia: “se tens riquezas e demonstras fraquezas, atrairá a cobiça sobre suas cabeças”.
O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito.George Courtelyou-
-No dia 30-01-1963, um navio de patrulha detectou a presença de pesqueiros franceses na região,pescando lagostas, e como estes ignoraram a ordem para se retirar, recebeu ordens da Marinha para “usar a força na medida do necessário”.Diante da ameaça de um ataque, os franceses mudaram de ideia.Entretanto,dias depois, os barcos e suas cargas não apenas foram liberados como o presidente João Goulart, quebrando o protocolo das negociações, concedeu pessoalmente ao embaixador da França no Brasil, autorização para que seis pesqueiros voltassem a capturar lagostas na região.O clamor público foi tamanho que a autorização foi suspensa. Enquanto isso, nos jornais franceses, por mais de uma vez as autoridades vieram a público lembrar que seu país detinha tecnologia nuclear, ao contrário do Brasil.Na época,o governo dos E.U., enviou mensagem ao Brasil lembrando que nossos navios de guerra,arrendados dos mesmos, não poderiam se envolver em conflito com países amigos dos norte-americanos.A crise foi uma demonstração de que, mesmo entre países tradicionalmente amigos, os Estados não estão isentos de serem ameaçados, até pelo uso da força, quando estão em jogo interesses econômicos. Cláudio da Costa Braga é oficial da Marinha do Brasil.revistadehistoria.
Pelo visto eram embarcações nacionais, quero ver é serem apreendidos barcos de outros países…
O IBAMA já persegue os pequenos agricultores com leis ambientais draconianas e agora vai atrás dos pescadores…resultado: frutas, legumes, verduras e peixe mais caros!
“63.00” mil reais de multas?Tem que somar a elas o valor gasto na operação e, mais o salário de 30 dias de todos os participantes.
Quem sabe assim mudaria um pouco o modo de pensar dos infratores.