A Marinha dos EUA demonstrou seu novo radar de tráfego aéreo a bordo, AN / SPN-50, pela primeira vez em 23 de outubro no Webster Field em St. Inigoes, Maryland. O AN / SPN-50, que está atualmente em fase de desenvolvimento de engenharia e fabricação (EMD), está programado para uma decisão de produção no final de 2020.
O radar AN / SPN-50 começará a substituir o atual sistema de radar da Marinha, o AN / SPN -43C, nos porta-aviões da classe Nimitz e navios de assalto anfíbios no ano fiscal de 2021. “Estamos trazendo novas capacidades para os combatentes para que eles possam fazer seu trabalho melhor”, disse o capitão Kevin Watkins, do escritório do programa Naval Air Management Management Systems ( PMA-213) gerente de programa.
“O radar atual está em serviço desde meados da década de 1960 e, embora sua missão e procedimentos permaneçam estáveis, está envelhecendo e sua tecnologia analógica apresenta limitações de desempenho inerentes. É necessária uma atualização tecnológica para fechar as lacunas de suporte e mitigar essas limitações de desempenho.
”O AN / SPN-50 fornece a posição da aeronave, sinal de radar e dados de radar em uma faixa maior. Os controladores de tráfego aéreo usam os dados para seqüenciamento e separação de aeronaves, identificação e contenção do espaço aéreo, alertas de segurança, processamento climático e orientação de pouso. O novo sistema de radar digital, com seu moderno processamento de radar, aprimora a detecção e o rastreamento de alvos e aborda as restrições de espectro atualmente enfrentadas pelo AN / SPN-43C.
“A capacidade de vigilância do ATC é essencial para reduzir os tempos de ciclo de lançamento e recuperação e as taxas atuais e futuras de triagem para a ala aérea dos porta aviões”, disse Watkins. Com o novo sistema, as equipes de controladores de tráfego aéreo nos navios podem realmente treinar no local durante as horas em que não estão voando e as vezes em que o navio não está em operação. Isso também permitirá que os marinheiros estejam prontos quando forem chamados para operar.
O AN / SPN-50 é baseado no sistema de radar de produção ágil da Saab, Sea Giraffe Agile Multi-Beam (AMB), atualmente em operação nos Littoral Combat Ship – LCS da Marinha. A Marinha dos EUA usa o Sea Giraffe AMB desde 2005 em seus LCSs da classe Independence para vigilância aérea e de superfície. Além disso, o AN / SPN-50 fornece compatibilidade crítica com o EASR (Enterprise Air Surveillance Radar), enquanto o EASR e o AN / SPN-43C não são tão compatíveis.
O programa está programado para atingir a capacidade operacional inicial da AN / SPN-50 no final de 2022. A seguir, os dois primeiros sistemas operacionais estão programados para serem instalados; um no porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), para testes operacionais, e no futuro navio de ataque anfíbio Bougainville (LHA-8), que está sendo construído atualmente. Vinte e cinco radares de tráfego aéreo de bordo AN / SPN-50 estão programados para serem adquiridos até o ano fiscal de 2028.
Trabalhando lado a lado com a Divisão de Filadélfia do Centro de Guerra Naval de Superfície (NSWCPD) antes da adjudicação do contrato através da entrega bem-sucedida do sistema, uma equipe do Shipboard Air Traffic Control (ATC) Systems Branch at Naval Air Warfare Center Aircraft Division Webster Outlying Field (NAWCAD WOLF) Air Traffic Control and Landing Systems (ATC&LS) Division, ajudou a executar o teste bem-sucedido do pedestal e antena AN / SPN-50.
“A colaboração da equipe de engenharia da Shipboard ATC Systems Branch com o NSWCPD, juntamente com a busca de detalhes e solidez da engenharia, resultou na execução bem-sucedida do teste de choque da primeira antena isolada em mastro e isolada em navios da Marinha”, disse Larry Whites, Diretor da Divisão ATC e LS. A equipe do NAWCAD WOLF também prestou assistência de engenharia durante a execução do programa em muitas áreas diferentes, incluindo engenharia mecânica e elétrica, IFF, conhecimentos de radar e software, além de trabalhos de integração de sistemas em um ambiente de bordo, desenvolvimento; envio e coordenação das documentações de mudança de navio e requisitos associados; coordenação com as partes interessadas; e planejamento de instalação.
FONTE: US Naval Air Systems Command
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN