Busan, Coreia do Sul – O estande da Marinha da Coreia do Sul (ROK), possui um modelo em grande escala de um porta aviões, bem como uma representação do futuro Grupo Coreano Carrier Strike (CSG). Um novo design para o programa CVX, foi revelado pela Hyundai Heavy Industries (HHI).
A DSME também revelou seu próprio design para o CVX e a Fincantieri assinou um MOU para cooperar com desenvolvimento do porta-aviões.
É um NAe bem dentro dos parâmetros que nossa MB almeja, e bem moderno com pontos específicos para Drones , é Anfíbio , então se encaixa na questão multipropósito, apesar a da MB querer um na faixa de 50 a 60mil ton. e com catapulta esse que esta na faixa de 30 a 40mil ton. com capacidade para até 20 caças mas helicópteros e drones me parece atender os requisitos e por um preço bem menor sem falar que ele tem um sistema de defesa com o CWIS e laçadores de mísseis verticais entre outros sistemas. Os italianos estão ajudando no projeto e comentaram que vai levar 3 anos para detalhar o projeto (transformar em desenho para fabricação) .
A Janes fala que o projeto terá início em 2022 e será concluído em 2033 (não dá para a gente ficar esperando não) o custo estimado desse projeto é de + ou – USD 2 bilhões o que é um preço bem razoável para um NAe completo sem o seu corpo aéreo (imagino que + 32 caças está de bom tamanho 16 para cada NAe) estimo em USD 5 bilhões cada NAes desse completinho com tudo dentro. Agora se alguem quiser um NAe igual ao Inglês pode colocar por baixo + 3bi então eu acho que melhor custo benefício é o projeto coreano.
Então se a MB e o governo assinassem um protocolo de intenção (não de compra) a Engeprom e engenheiros da MB poderia acompanhar o desenvolvimento e até dar uns “pitacos” para lá por 2028 encomendar 2 Navios dessa classe e quem sabem batizá-los de D. Pedro I e D. Pedro II em homenagem a essas importantes figuras do nosso Brasil e relembrando o tempo em que a Marinha Imperial do Brasil era a segunda maior do planeta. Bom assim em 2032/33 teríamos o 1º NAe e por volta de 2035 /36 o 2º . Claro se atrasar pode por mais 5 a 10 anos nessas entregas.
Resumindo:
O NAe CVX Lié muito bom e se queremos a MB também quiser ter um Nae na próxima década tem que 3 anos para se coçar máximo atrás disso e claro eu coloquei aqui um perspectiva de cronogramas viável com a condição atual de nossa economia. Jà está passando da hora do Sr J. Bolsonaro se coçar e aprovar grandes projetos para nossas forças armadas.
PT aprovou SUB, Guaraní, Caças e KC-390 sem falar na compra de usados
Bolsonaro Fragata leve e cortou o aproximadamente 10 12 KC-390. Está na hora de começar a estudar os NAes , 2º lote de cacas para FAB , os 8×8 + MBT para o EB e claro o sistema de defesa Aérea descente para as 3 forças.
Só que não dá para fazer tudo isso em um 2º mandato, tem que começar agora.
Padilha peço licença para colar links
https://www.janes.com/defence-news/news-detail/south-korea-to-begin-work-on-light-aircraft-carrier-in-2022
Cwis:
https://www.reddit.com/r/LessCredibleDefence/comments/mvvt51/south_korea_recent_updates_regarding_light/
https://www.reddit.com/r/LessCredibleDefence/comments/nw9ed1/south_korea_competing_ciwsii_designs_lig_nex1_vs/
https://www.navalnews.com/event-news/madex-2021/2021/06/video-day-2-at-madex-2021-ciws-ii-kvls-ii-and-dsme-submarines-for-the-philippines/
https://www.navalnews.com/event-news/madex-2021/2021/06/madex-2021-hanwha-rolls-out-ciws-ii-design-for-rok-navy/#prettyPhoto
Criticas ao projeto.
https://thediplomat.com/2021/03/why-south-koreas-aircraft-carrier-makes-sense/
Fabricante de sistemas
https://www.hanwha-defense.co.kr/eng/index.do
Tamos juntos pelo Brasil
Só Bomba Atm Salva