Base garantida na Justiça
Por Hélio Almeida
Foi abatida a liminar que tentou paralisar a abertura das propostas para reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar brasileira destruída por um incêndio em 2012.
A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu na Justiça a continuidade do processo, após pedido de paralisação da sessão por parte da Construtora Ferreira Guedes, uma das três empresas de engenharia que disputam a concorrência para executar a obra.
A Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1), comprovou que a suspensão causaria prejuízo irreversível, pois os dias perdidos pela paralisação não poderiam ser repostos. Segundo a unidade da AGU, a vida útil dos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE), equipamentos instalados para abrigar provisoriamente os militares até a reconstrução da estação, é limitada e seu esgotamento pode implicar risco para a vida dos ocupantes.
A unidade da AGU demonstrou ainda ausência dos requisitos ao deferimento da liminar, pois foi a própria construtora que causou o suposto risco de dano irreversível, ao ajuizar ação questionando a abertura de propostas somente na véspera da data marcada.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acatou os argumentos da AGU e suspendeu a liminar anteriormente concedida para a empresa, autorizando o prosseguimento regular da licitação.
FONTE: O Dia
ja tiraram o Hercules C-130 acidentado de lá?
Não.
O Estádio “Mané Garrincha” em Brasília teve o custo acima de 1 bilhão de reais. No ano se recebeu 5 jogos foi muito. O último, Gama X Brasília, teve um público pagante de 26.000 pessoas com a presença de algo em torno de 30.000 pessoas. Sendo que a capacidade do estádio é de mais de 70.000 pessoas. Importante ressaltar que foi a final do campeonato candango, ou seja, dificilmente teremos públicos maiores que esses em jogos dos times do DF. Com um bilhão daria para construir uma baita base na Antártida, com toda a estrutura para garantir os avanços científicos que esse território possa nos proporcionar e inclusive garantir a “parcela” tupiniquim no continente gelado. Mas não, essa gente anencéfala não consegue compreender o que é importante do que não é importante. Não vou culpar os políticos, porque essa tolice é inerente á população brasileira. Somos privilegiados, nós que nos interessamos e acompanhamos informações relacionadas a política, defesa, tecnologia etc, mesmo que não tenham nada a ver com nossa área de atuação. Infelizmente somos minoria e temos pouca voz, pois estamos sendo conduzidos pelo brasileiro típico, com pouco instrunção, pouca descência e nenhuma amor a essa pátria.
Assino em baixo.
Quem acha que deveríamos instalar qualquer contêiner adaptado e continuar a base é quem na verdade deveria adaptar um e ir para lá sozinho,e o povo brasileiro sempre com coisinhas de povo de quinto mundo base pequena e simplesinha,FX2 com meia dúzia de caça,Prosuper com meia dúzia de lanchas,EB com blindados da primeira guerra …..ta na hora de crescer a mentalidade do povo antes.
Eu quero ver até quando as obras no Brasil irão parar na justiça? Antes de começar já está na justiça; vai licitar, para na justiça; vai abrir os envelopes das propostas da licitação, não pode porque ta judicializado; começa a obra, ai vem greve, problema ambiental, etc; quando termina a obra com o dobro do prazo e custo, no minimo, ai vai pra justiça via MP. Como um pais vai pra frente assim? Até as dragagens nos portos estão indo parar na justiça. Arrendamento dos portos idem; a mesma coisa é ampliacao de aeroporto. Só pra comprovar o que digo: uma empresa de bebedouros, sao paulo, entrou com mandado de segurança para suspender o processo licitatorio do transporte urbano de um municipio baiano (F. de santana), só que a empresa paulista está com certidão negativa junto à Receita Federal e sequer faz parte da licitação.
Silva o problema não é das Ações, todo Cidadão ou empresa tem o direito a reclamar na Justiça, isso se chama estado democrático de Direito.
O problema é a PRÓPRIA JUSTIÇA que acata e paralisa TUDO o que é demandado a torto e a direito SEM critério, análise profunda e sem dar condições de celeridade para resposta aos prejudicados. Não vou nem comentar os casos onde a Justiça se presta a uso político -partidário para simplesmente paralisar obras que não interessam a certos grupos políticos ou empresariais.
Eu só não consigo entender porque precisamos fazer um obra faraonica, como esta proposta de design,…..tenho certesa que seria possivel reconstruir a estação utilizando conteiners devidamente adaptados as condições deste ambiente…os engenheiros da marinha e do exercito tem, sem sombra de duvida, competência para projetar e construir tais habitates, por uma fração do valor proposto…
Eu acho que o design foi justamente para não ocorrer ou para diminuir tanto o risco de incêndio quanto o risco de morte devido a algum acidente como o que ocorreu. Essa estação terá mais salas de pesquisas. Além de outros benefícios como maior conforto, sustentabilidade, aproveitando a luz solar. As vezes o mais barato sai o mais caro no final. Como já aconteceu. É só o que eu acho.
Tem uma mão invisivel que tenta a todo custo brecar o avanço brasileiro em direção a abocanhar um “naco” na discussão sobre o destino do território da Antártida….
Parcecs…..adsumus boy…
Saudação!!!!
Concordo com você PRAEFECTUS! O próprio incêndio ao meu ver foi muito suspeito!
Suspeitosa é a qualificação dos escolhidos para essa missão, ja levamos varios acidentes nos ultimos 2 anos.
E essa mão invisivel chama-se mediocridade do povo brasileiro.
Para começar como pode ser que somente tenhamos uma base no Polo Sul, teriamos que ter minimo 2 e não ficar apenas nisso.
Paises com menos recursos que o Brasil fizeram mais, precisa dizer o porque?
Bidu .
A mesma mão (s) que trava a Argentina , claro,… coisa de”” aliado estratégico””.
….o Brasil não deve descuidar de suas pesquisas na Antartida….reconstruir a Base Comandante Ferrazé um dever pra com o país e a Ciencia……