Em 18 de outubro de 2012, a DCNS lançou a fragata ‘Normandie’ da classe FREMM na presença do ministro da Defesa da França Jean-Yves Le Drian, e o da Economia e Finanças Pierre Moscovici.
Este sucesso sublinha mais uma vez o dinamismo industrial da DCNS: seis fragatas multimissão estão atualmente em construção.
“O programa FREMM reflete o desempenho industrial do grupo DCNS, respeitando as exigências tecnicas e econômicas de seus clientes. Este desempenho é ainda mais notável, uma vez que é feita no contexto de uma
competitiva internalização de nossas atividades industriais. Na verdade, temos optado por não utilizar estaleiros em países com baixos custos.
Estamos orgulhosos de contribuir, juntamente com os nossos parceiros, para o desenvolvimento do emprego em nossas áreas de atividade “, disse Patrick Boissier, Presidente e CEO da DCNS.
Nos próximos meses, as equipes DCNS e seus subcontratados irão continuar a montagem da ‘Normandie’, e o próximo grande passo consiste na instalação de antenas de hospedagem sensores da nave principal (radares, antenas, câmeras,jammers …).
Terceira da classe FREMM construída pela DCNS, a fragata ‘Normandie’ teve sua construção iniciada em Outubro de 2009. Esta nova geração de fragata será tripulada por um pequeno grupo de 108 marinheiros (ou seja, menos da metade da geração anterior de fragatas). A FREMM será capaz de missões versáteis, tais como defesa aérea, anti-superfície e guerra anti-submarino.
Para a DCNS, o programa FREMM prevê a construção de 12 fragatas. Onze são para a Marinha francesa. Uma está sendo construída para a Marinha do Marrocos.
As Fragatas FREMM são construídas com a DCNS como contratante principal. Estes estão entre os mais avançados tecnologicamente e navios competitivos no mercado. Fortemente armados, aplicam os mais avançados sistemas de armas e equipamentos,como Hércules multifunções radar, Aster da superfície-ar mísseis, MM40 Exocet mísseis anti-navio e MU 90 torpedos.
Até o momento, seis fragatas FREMM estão em construção no estaleiro DCNS, em Lorient:
• A ‘Aquitaine’, primeiro da série FREMM, será entregue à Marinha francesa até o final de 2012.
• A ‘Mohammed VI’, segunda parte da série, para a Marinha Real de Marrocos, foi criado à tona em setembro de 2011.
• O ‘Normandie’, terceiro navio da série FREMM, foi criado à tona.
• A ‘Provence’, quarto episódio da série, em breve será montada
• O ‘Auvergne’ e ‘Languedoc’, navios quinto e sexto da série FREMM viu sua construção que começam
em setembro de 2011 e agosto de 2012.
FONTE/FOTOS/VÍDEO: DCNS
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval