Por Luiz Padilha
Durante esta edição da LAAD, a BAE System expôs uma Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109-A5, semelhante ao modelo que se encontra nos EUA sendo modernizado para o padrão M109-A5+.
Segundo o Sr. Marc Collins, vice-presidente de negócios da BAE Systems, o Exército Brasileiro irá receber 32 M109-A5+ entre 2018 e 2019.
Os M109-A5+ que o EB receberá possuem muitos equipamentos similares aos instalados nos M109-A6 do US Army. Eles virão equipados com um medidor de velocidade inicial, com um sistema de travamento automático do tubo, sistema de rádio Falcon III, SBAS- sistema de correção do sinal GPS, sistema eletrônico de pontaria e computador de tiro.
Os motores serão novos e os tubos serão revitalizados, recuperando a capacidade de alcance do obuseiro, segundo Marc Collins.
A empresa possui uma parceria com a empresa brasileira GTF de Curitiba, responsável pela manutenção das caixas de transmissão dos M113, mas continua na busca de outros parceiros no país para implementar outros programas como a modernização dos 23 CLANFs encomendados pela Marinha do Brasil.
Sim… Teríamos um PZH-2000… Mas ao invés de pagar U$ 54 milhões por 32 M-109A5+ teríamos que pagar mais de U$ 200 milhões por 32 PZH-2000 novos, isso chutando baixo pq aquilo é um dos sistemas mais caros do mercado…
Com todo esse dinheiro ainda dá pra se renovar boa parte da artilharia de campanha comprando L118…
Muito Bom esse Negocio, mas com KWM teriamos um PZH-2000 novinho , saindo de Santa Maria….
Finalmente com esta compra os velhos M-108 serão desativados.
A pergunta que fica é qual será o futuro do M-109A3 também já antiguinhos e que ainda permanecerão.
Padilha, no pacote do EB consta munição assistida?
Não vi ninguém perguntando isso.
Não foi ventilado.