Por Arie Egozi
Depois de longos atrasos, o governo brasileiro concedeu o orçamento necessário para a compra de três Boeing 767-300 convertidos em reabastecedores. As conversões serão realizadas pela IAI – Israel Aerospace Industries.
A IAI foi selecionada para o contrato em 2013, mas as eleições no Brasil em outubro passado, congelaram o processo, que se manteve lento mesmo após a formação de um novo governo.
De acordo com fontes no Brasil, a força aérea aumentou sua pressão, alegando que a capacidade de abastecimento da aeronave no ar e também para o transporte de forças e equipamentos é a sua prioridade.
O esquadrão ‘Corsário’ já aposentou frota de quatro KC-137 – Boeing 707 adaptados, e agora tem apenas dois reabastecedores Lockheed Martin KC-130H operacionais.
Pelo menos um dos 767 será convertido pela divisão Bedek da IAI, com os outros sendo convertidos no Brasil pela subsidiária TAP Manutenção e Engenharia Brasil, sob a sua supervisão. O trabalho incluirá equipar a aeronave com mangueiras e pods de reabastecimento montados nas asas.
Fontes brasileiras dizem que já escolheram os três 767 que serão convertidos. Após a assinatura do contrato IAI vai comprar o avião e começar o processo de conversão.
IAI se recusa a comentar o fato de que o programa recebeu a luz verde do governo brasileiro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flightglobal
Para mim, 4 era o número ideal. Um para cada esquadrão de frente a fim de um cobrir o outro e um para a tia viajar! Este último podia ser bem grande e com piloto automático, para fazer uma visita a Europa sobre o Atlântico, e com passagem de cortesia para todos lá de Brasília…..KKKK.
Já puderam imaginar né …. kkkkk
Serão quatro aeronaves no final do programa, sendo que a primeira chega ainda no final de semestre na IAI em israel para conversão, a segunda chega no segundo semestre deste ano na TAP Seman POA e a terceira deve chegar no primeiro semestre de 2016 também na TAP para conversão, uma delas provavelmente a terceira contará com sistema de REVO com boon central junto com as duas mangueiras probe and drog nas pontas das asas. a quarta aeronave é uma opção que poderá ser exercida em 2018 se as condições financeiras
permitirem.
Grande abraço
Com esses três 767 REVO partindo simultaneamente a FAB teria a capacidade por exemplo de arrastar um esquadrão de 12 Gripens até a Europa para uma missão de treinamento ou combate caso fosse necessário… e para missões, digamos, internas ou em nosso quintal teremos os KC 390 que dão conta desse recado, para mim é um numero razoável para o tamanho da FAB, a menos é claro em uma situação de guerra em que cada um desses abatido seria um golpe terrível… teríamos no mínimo que ter como repô-los rapidamente sem depender de Israel.
E lá vamos nos de novo, aposto que após 3 anos a FAB irá iniciar uma nova concorrência internacional para troca das asas desses aviões rsrsrs.
Seria cômico se não fosse trágico !
Alguém sabe dizer se estas aeronaves terão Winglet?
VACAS MAGRAS !!
Realmente elas estão sempre Magras par o que Interessa o País , Infra-Estrutura , Ciência e Tecnologia , Defesa ,Tecnologia Espacial , Educação e Saúde , mas não para Milhares de DAS , ONGs , Bolsas Vazias e Demagógicas , Desvios e Roubalheiras , etc !
Mas em épocas de vacas magras este novilho rechunchudo vem em boa hora. Só espero que não seja em 10 anos com reajuste de tempo pela tia no decorrer do processo né!!
Não esquecendo que, provavelmente, um deles, talvez o primeiro, será usado também como avião de tranporte presidencial com pintura diferenciada, como foi o caso dos 707.
A FAB supostamente necessitaria de um reabastecedor de longo curso para cada esquadrão de FX-2(36 aviões em 3 esquadrões: Anápolis, Manaus e Canoas), fora o transporte estratégico de forças para nossos contingentes de capacetes azuis da ONU, em tempos de paz, num primeiro momento! O resto seria suprido pelos KC-390.
Tamandaré, perfeito É
difícil para alguns rssss Se for assim…20 destes não seria melhor?? Talvez 50 quem sabe rsss
hehehehehe quanto mais, melhor, não?! Boa tarde
Bem, 3 é o numero minimo só vamos ver se vão chegar todos ou se depois do primeiro começa o contingenciamento ou atraso. É lamentavel esse gap entre a desativação dos 707 e a futura entrada em serviço do 1º 767, esses já poderiam estar operacionais a pelo menos 5 anos, enfim vamos aguardar os proximos episodios, um abraço!
E uma quantidade muito pequena mais e melhor que nada.
Realmente, ótima noticia, mas lamento que a quantidade seja tao pequena , pelo menos mais 3 seria muito mais racional e adequada a FAB.
Bom, também considero a quantidade pequena, mas provavelmente pediram só 3 em virtude dos KC-390, que serão também reabastecedores. Abraço
Também acredito nisso amigo, até porque as armadas encomendaram 28 dos kc-390. Alem disso, tem que fazer valer o dinheiro investido no projeto e gerar emprego, renda e divisas ao brasil e à embraer.
abs
Na mosca!! 😉 Boa tarde
Desculpem a pergunta amigos, mas para quando seria a primeira entrega?!
Boa noite!
Ainda a ser divulgada.
Obrigado Padilha!!
Boa noite!
Já era sem tempo. Seria bom se o Esquadrão Corsário tivesse uma dotação de uns 8 KC-767 assim teria uma maior disponibilidade e mobilidade e em caso de crises internacionais que exija a retirada de brasileiros de modo rápido.