Uma comitiva com 300 empresários italianos virão ao Brasil para discutir o comércio bilateral entre os países. Na pauta estará a venda de aeronaves KC-390 da Embraer. A ideia foi proposta pelo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, durante reunião com o presidente Michel Temer em Hangzhou, China.
Ficou acertado que o planejamento da missão italiana será encaminhado, do lado brasileiro, pelos ministros das Relações Exteriores, José Serra, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.
No encontro, Temer reiterou o interesse do Brasil na venda da aeronave KC-390 para a Itália, supercargueiro brasileiro desenvolvido pela Embraer em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). O presidente também manifestou o interesse em atrair investimentos italianos para projetos de infraestrutura no Brasil. Aproveitou ainda para agradecer o apoio italiano ao acordo Mercosul-União Europeia.
Durante a visita à China, paralelamente à Cúpula do G20, a comitiva brasileira promoveu encontros com o objetivo de abrir ou ampliar mercados para as exportações brasileiras. Também foi apresentado a governos e investidores estrangeiros oportunidades de investimento em infraestrutura no Brasil. Outro país interessado no cargueiro da Embraer foi a Arábia Saudita.
FONTE: Palácio do Planalto
Prezados não quero parecer um cético, mas isto parece ser um factóide !
A Itália tem produtos e serviços na área de defesa que muito nos interessam para as três ffaa’s. Assim como nós temos aqui para eles em diversos setores. É bom sentar, conversar e ver onde as sinergias batem.
Nesse momento se torna difícil mesmo de governo para governo que compra a seja feita os italianos até podem comprar nosso cargueiro fica somente nisso. A MB vai continuar sonhando com suas fragatas novas talvez uma compra de oportunidade de uma 3 usadas novas mesmo talvez daqui uns 6 anos . Se conseguir construir as corvetas já pode levantar as mãos para céu sejamos realistas a construção da base e submarinos as corvetas e ainda fragatas seria muita areia para o nosso caminhãozinho.
todo mundo tem um preferido se voce fosse quem desse a palavra final no prosuper padilha qual fragata voce escolheria? no meu caso eu optaria pela f100 com aegis
Seria uma boa escolha. Mas existem outros modelos. Alemãs, Holandesas, Sul Coreanas, Francesas e Inglesas.
Todas servem maravilhosamente para a MB.
Mas temos que ver qual delas teria um pós venda interessante para nós, e isso só depois de muita negociação.
Veremos o q vai ser .. ja ficaria feliz com os caça minas e os 2 contratorpedeiro classe’Durand de la Penne”….eles vao dar baixa em breve com as 2 novas FREMMS q vao entrar em serviço n ? ..pode ser uma possibilidade bem real de ”tapa buraco” pra MB ..PROSUPER ainda vive
Se esta venda se concretizar será ótimo. A Alemanha já está buscando substituto para seus C160 Transall. Parabens a Embraer!
Seria, por ventura, um renascimento da possibilidade das freem italiana para a MB ? Uma “troca” onde a Itália compraria os KC e o Brasil as freem ??? Um acordo governo a governo, direto ?!?!
Quem sabe? As negociações com a Mb estão em aberto. O estaleiro que fizer a melhor proposta, irá construir a tamandaré, logo………….., tudo é possível.