A JFD, fornecedora líder mundial de capacidade subaquática que atende aos mercados de mergulho comercial e de defesa, e parte da James Fisher & Sons plc, concluiu com sucesso testes de aceitação no mar e treinamento no segundo de dois sistemas avançados de resgate submarino recentemente entregues à Marinha Indiana. A conclusão dos testes de aceitação marítima, conduzidos na costa leste da Índia em Visakhapatnam, onde o sistema será baseado, representa um marco importante para garantir que haja uma abrangente capacidade de resgate submarino que salvaguarde as vidas dos submarinistas que operam em qualquer parte do mundo.
Na sequência de um conjunto similar de ensaios no mar e treinamento ministrado à unidade de resgate submarino da costa oeste da Marinha indiana em Mumbai no ano passado, a JFD concluiu agora o rigoroso processo de testes no mar para ambos os sistemas. Como um próximo passo na fase de testes e aceitação da entrega, o JFD realizará testes de carga aérea do equipamento chave nas aeronaves IL-76 e C-17 da Força Aérea Indiana, fornecendo à Marinha indiana capacidades de resgate extensivas e garantindo que os mais altos padrões de segurança sejam mantidos.
Durante todo o processo de testes no mar, JFD e a Marinha indiana realizaram vários mergulhos com o Deep Search and Rescue Vehicle (DSRV) para alvos fixos e angulados, bem como exercícios de acoplamento com submarinos da Marinha Indiana, incluindo a transferência segura de pessoal, testando todos aspectos das capacidades do DSRV. Como parte do processo de testes e aceitação, uma equipe de mais de 30 especialistas testou todos os aspectos do sistema de resgate submarino, incluindo a realização de vários mergulhos do Veículo Operado Remotamente (ROV) para garantir a precisão na localização de alvos e na realização de pesquisas, localizar e identificar com precisão as operações de alvos e transferência sob pressão, incluindo o acoplamento às três câmaras de descompressão do convés, para comprovar a capacidade do sistema em conduzir a evacuação de pessoal sob pressão, seguida por um processo seguro de descompressão. O programa de testes comprovou a capacidade do DSRV de operar efetivamente com vários submarinos da Marinha da Índia, maximizando as chances de uma operação de resgate bem-sucedida.
Giovanni Corbetta, Diretor Executivo, JFD, comentou:
‘A entrega e a aceitação de testes marítimos destes dois novos sistemas de resgate submarino de terceira geração, garantem o fornecimento de uma capacidade de resgate altamente avançada, não apenas para a Marinha Indiana, mas – crucialmente – para submarinistas que operam em todo o mundo. Ao empreender este processo rigoroso e minucioso de testes no mar, a JFD trabalhou em estreita parceria com a Marinha Indiana para testar e comprovar as capacidades do sistema, ao mesmo tempo em que forneceu à Marinha indiana o conhecimento e a experiência necessários para colocar suas habilidades em prática. as situações mais urgentes, garantindo que sejam capazes de conduzir operações de resgate potencialmente complexas, mesmo em ambientes extremos.
“A equipe de resgate da costa leste da Marinha indiana, que operará o sistema quando estiver em serviço, terá 24 dias de treinamento intensivo no mar, provando que eles estão equipados com as habilidades e conhecimentos necessários para conduzir operações de salvamento submarinas seguras e eficientes, se a necessidade surgir.”
FONTE: JFD
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
NOTA do EDITOR: A escolha da Marinha indiana por este modelo de submarino de resgate, ou DSRV, pode ser uma boa opção para a Marinha do Brasil, pois o sistema de sino utilizado no NSS Felinto Perry (K-11), é antigo e com o aumento do número de meios na Força de Submarinos, espera-se uma atualização dos equipamentos de resgate também.