Por Kosuke Takahashi
A empresa de construção naval Japan Marine United Corporation (JMU), lançou o terceiro navio de contramedidas de minas da classe Awaji (MCMV), a pedido da Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF).
O navio de 67 m de comprimento, denominado Etajima (MSO 306), entrou na água em uma cerimônia realizada em 12 de dezembro nas instalações da empresa na cidade de Yokohama e deve entrar em serviço no JMSDF em março de 2021. A JMU construiu todos os três *MCMVs da classe Awaji.
No final de agosto, o JMSDF solicitou cerca de JPY12,8 bilhões (US $ 118 milhões) para o ano fiscal de 2020 para construir a quarta embarcação da classe.
De acordo com o JMSDF, a classe Awaji possui um complemento de tripulação de cerca de 55, um deslocamento padrão de 690 toneladas. Cada uma das embarcações em serviço é alimentada por dois motores a diesel de 2.200 hp cada e tem uma velocidade máxima declarada de 14 kt.
O casco dessas plataformas foi construído com compósitos* para reduzir o peso, bem como a assinatura magnética das plataformas durante as operações de limpeza de minas. O material também é altamente resistente à corrosão, de acordo com o JMSDF.
Um porta-voz da JMSDF disse a Jane’s que as embarcações da classe Awaji devem estar em serviço por mais de 30 anos, enquanto os caça-minas com casco de madeira têm uma vida útil de cerca de 20 anos.
O Etajima está equipado com sistemas de vigilância de detecção e alcance de luz (LIDAR), que podem localizar objetos debaixo d’água a longa distância, tanto durante o dia quanto à noite.
O navio está equipado com o sistema de descarte de minas descartáveis (EMDS) da Mitsui E&S Holdings para identificação de minas, bem como com o sistema sonar de profundidade variável (VDS) fabricado pela Hitachi, projetado para detectar, localizar e classificar minas. Também é equipado com veículos subaquáticos não tripulados (UUVs) para localizar e limpar minas profundas.
FONTE: Jane’s Defence Weekly
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
NOTA DO EDITOR: A tecnologia utilizada pelo Japão para a construção de seus MCMVs em compósito foi adquirida junto à Saab-Kockums, pioneira na construção de Caça Minas em compósito. Esperamos que esse exemplo venha a ser seguido aqui no Brasil, com a Marinha vindo a adquirir seus novos Caça Minas em compósito que a Saab ofereceu, incluindo a fabricação local.
Considero a aquisição de MCMVs pela MB mais urgente do que qualquer outra embarcação. Os caça minas brasileiros reamnescentes estão totalmente defasados e com uma vida util esgotada ha muitos anos!! Os MCMVs modernos são polivalentes e podem ser empregados em várias funções inclusive para busca e salvamento de navios naufragados e aeronaves acidentadas!!!