Por Ivan Plavetz
A Diretoria de Fabricação (DF), organismo do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro, publicou na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (17) que a IVECO e a Avibras foram consideradas finalistas da concorrência no âmbito do programa Viatura Blindada Multitarefa – Leve de Rodas (VBMT-LR).
O programa faz parte do Projeto Estratégico GUARANI, que tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as organizações militares de Cavalaria.
A fase de Requisição de Propostas (RFP conforme sigla em inglês) da concorrência, gerenciada pela Diretoria de Material do Exército Brasileiro, foi encerrada no dia 23 de janeiro deste ano. As propostas foram entregues pela Iveco Latin America contendo ofertas de seus Veículos Multifuncionais Leves (LMV conforme sigla em inglês), pela Avibras envolvendo o Tupi (versão brasileira do Sherpa da Renault Trucks Defense), pela BAE Systems Land Systems South Africa ofertando o RG32M LTV e pela AM General and Plasan propondo o MLTV-BR.
Os quatro modelos cumpriram campanhas de demonstração em território brasileiro no ano passado, tendo sido avaliados no Centro de Avaliação do Exército (CAEx), na Barra de Guaratiba (RJ).
Essas viaturas pertencem à classe de veículos 4×4 com um peso máximo de 8 toneladas e capacidade de carga de 1 tonelada, bem como dotadas de espaço para uma guarnição de cinco ocupantes. Elas deverão atender rigorosos requisitos de blindagem e elevado nível de sobrevivência dos tripulantes.
As duas finalistas deverão enviar representantes à Diretoria de Fabricação, localizada no Rio de Janeiro, no próximo dia 04 de agosto para recebimento de instruções necessárias à apresentação das respectivas Propostas Técnico-Comerciais Finais, e retirada da minuta do contrato. As empresas deverão entregar as propostas no dia 18 de agosto de 2015 na própria Diretoria de Fabricação.
FONTE: T&D
Excelente escolha se for o LMV da Iveco, não sou fá do guarani mais o LMV da Iveco é um dos melhores que há é tanto que os exércitos britânico, austriaco, espanhol, noruegues e belga já o utilizam, concordo que o desenvolveimento da industria nacional deve ser priorizado, mais se a industria nacional não conseguiu desenvolver um projeto que atendesse as necessidades temos que buscar fora mesmo, a vida dos soldados são mais importantes, mais deixo claro aqui o problema dessa incapacidade d industria nacional em não atender os requisitos é reflexo de tantos anos de abandono e incentivo que a mesma passou. Quando ao o uso de IEd ninguém está 100% garantido se nem o poderoso Leopard consegue proteger seu ocupantes 100% contra esses dispositivos.
Excelente escolha do EB. Muita gente anda postando muiita besteira sobre estes dois veículos. O LMV apresenta uma inovadora célula de sobrevivencia. O Netgeo apresentou um proframa mega factories sobre este veículo da IVECO que já salvou a vida de soldados italianos no Afeganistão. https://m.youtube.com/watch?v=roX8_7m9xyo, infelizmente o documentario completo foi returado do ar. O conceito de suspensão e freios são inéditos assim como esta célula cuja construção é segredo. O Sherpa deve apresentar um valor de aquisição bem mais baixo para poder vencer o favorito LMV. Se contar que varios paises ja se renderam a este LMV, Noruega e Russia sao um deles. Parabens ao EB, sem contar que serão produzidos no Brasil.
Para cada situação um veiculo adequado. Existem cenarios em que nem blindados pesados sobre lagartas conseguirão ter garantia de sobrevivencia. Se o cenario estiver muito infestado de IED’s, então a unica solução será mandar infantaria a pé de escolta, vai morrer gente, em guerra morre gente, isso é um fato.
Acho uma palhaçada ficar cornetando o EB por escolher um blindado leve sobre rodas que não resiste a todo tipo de arma já inventada no universo. É coisa de gente que não entende nada de doutrina ou quer simplesmente quer criar rusga politica.
Pera ai , se a avibras faz esse jeep , por que ela não entra de vez no segmento automobilistico ?
Na Verdade a Avibras entrou em parceria com a Renault para produzir o Sherpa no Brasil , o veiculo é francês mas será fabricado aqui pela Avibras
de acordo com o texto é uma versão sob licença
O Gradiador II sim seria um veiculo 100% nacional, foi uma pena estas duas escolhas.
Deixo aqui meu desagrado,pelo o Gladiador ll da Imbrafiltro não esta participando desse competição e poderia esta na final dessa concorrência. Mais um produto 100% nacional que não teve sorte! Lamentável.
É mano, parece que eu, você e o Jose Otavio somos os únicos que lamentam o Imbrafiltro ter perdido.
Sabe que sempre tem uma politicagem por debaixo dos panos e a Imbra sendo uma empresa relativamente pequena provavelmente não tinha cacife pra peitar Renault e Iveco.
Fazer o que. É a vida. É Brasil.
Seja qual for o escolhido . o EB vai estar bem servido …. so n se esqueçam da MB (CFN) tb em =) …. falam em 176 veículos do tipo … na minha opinião se for do interesse das 3 forças … o número pode facilmente passar das 500 unidades … resta torcer
Os dois são muito bons para atuar na América do Sul ou no Líbano, estou torcendo pelo Sherpa(Tupi) para impulsionar e prestigiar as empresas nacionais.
Quanto aos IEDs, dependendo da carga explosiva do artefato nem mesmo um MBT resiste!
quem escapou de um IED de 5kg de explosivos teve sorte MUITA SORTE e somente isso.
Concordo plenamente Gabriel, mandou bem !
Os dois chegaram a final resta saber se vai haver algum vencedor do jeito que as coisas estão indo.
Exelente, empresas radicadas no Brasil ou brasileiras, mais empregos e desenvolvimento local de tecnologia, métodos e processos para material militar.
Estes veículos são as piores escolhas possíveis. Este tal Tupi não passa do Sherpa da Renault, veículo este que os franceses sequer cogitaram utilizar no Afeganistão, tal sua incapacidade de resistir adequadamente viabilizar a sobrevivência dos ocupantes em caso de IEDs. O mesmo ocorre com o LMV da Iveco. Se forem enviados para o Líbano a serviço do EB, um dos locais mais perigosos do mundo, a chance de se termos soldados voltando em body bags aumentam muito. Se vão comprar uma quantidade tão pequena, pelo menos comprem o veículo que compre a missão da melhor forma possível, garantindo a segurança dos nossos soldados.
Vcs já viu as viaturas usadas no Libano pelo europeus? são praticamente todas no mesmo estilo , o Líbano não é o Iraque ….o perigo está em um Estado mais ao sul que não respeita as leis internacionais que inclusive já atacou forças da ONU!
E qual seria sua sugestão ?
Então quer dizer que o exército brasileiro não tem capacidade técnica de fazer escolhas? Ou você quer dizer que tá rolando algum por baixo dos panos? Seja mais claro no seu comentário.
Não acredito que esses veículos sejam enviados no futuro para missões específicas no Líbano que possam ameaçar a integridade física de nossos soldados. Geralmente para missões de patrulla em território hostil se utiliza outro tipo de veículo blindado e com meios para reação contra insurgência. Em casos como o Líbano, se enviam fuzileiros para patrulhar não somente oficiais e recrutas do exército.