A fragata Federico Martinengo (F 596), da Marinha Italiana, fez uma parada no porto de Larnaca, Chipre e está conduzindo uma operação de patrulha no Mar Mediterrâneo Oriental para realizar atividades de presença e vigilância de espaços marítimos, em conformidade com o direito internacional e a proteção interesses nacionais.
Durante a parada, iniciada na última sexta-feira, 6 de dezembro, o comandante e os representantes da tripulação participaram das comemorações do dia de Agios Nikolaos, padroeiro do mar, marinheiros e marinha.
Depois de deixar o porto, a fragata Martinengo realizará atividades de treinamento com navios das marinhas dos países vizinhos, incluindo Grécia e Chipre. Espera-se que isso ocorra de 12 a 14 de dezembro.
Sua presença no porto de Larnaca faz parte das atividades de Diplomacia Naval, realizadas no campo da cooperação internacional e do diálogo entre os países da região, com os quais a Itália mantém importantes relações políticas – diplomática, econômica e industrial.
“A Itália enviou um navio militar a Chipre para proteger seus interesses nacionais”, relatou o jornal italiano La Repubblica, acrescentando que é uma “patrulha no Mediterrâneo oriental, visando a presença e vigilância de áreas marítimas, respeitando o direito internacional e protegendo os interesses e as leis nacionais”.
“A mensagem para Ancara é clara: se precisamos mostrar nossa bandeira, estamos prontos”, disseram autoridades italianas ao jornal de Roma.
FONTE: Greek City Times
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN