No dia 26 de junho de 2015, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, ocorreu a cerimônia de abertura do Curso Expedito de Operações no Pantanal – 2015 (C-Exp-OPant).
Trinta e três militares iniciaram o curso, oriundos da MB, EB e militares da Armada do Paraguai.
O C-Exp-OPant tem a duração prevista de 04 semanas, onde busca-se conduzir as suas atividades com elevado rigor, pois tem o propósito de melhor capacitar os militares a operar no ambiente operacional do Pantanal, de forma a tornar, o clima e a região, fatores aliados aos combatentes anfíbios de vocação ribeirinha.
Seu legado se iniciou há mais de duas décadas, tempo pelo qual vem forjando combatentes para defender os interesses do Brasil na fronteira Oeste do País, sempre que necessário.
FONTE e FOTO: 6º DN
Instrutores, insetos o tempo todo, animais perigosos dos mais diversos tipos e
treinamento altamente operacional em ambiente até mais hostil que a própria amazônia; pois sendo um a planície alagada, toda terra seca é disputada pelo homem e pelos animais; um pouco diferente do ambiente amazônico onde os animais (principalmente os perigosos: cobras, onças, ariranhas e o animal que mais provoca acidentes: ABELHAS) encontra locais para se esconder mas por outro lado essa característica favorece a sobrevivência pois assim a caça passa a ser abundante.
Parabéns Fuzileiros Navais!!!
Esse curso é Igual bacharelado em matemática! A sala começa com 50 alunos mas na foto de formatura só tem dois!
Depois do CIGS esse deve ser o mais difícil…
Infelizmente não pude servir as forças, muito menos posso ser um Bombeio, adoraria passar por esse sofrimento, mesmo sabendo que é 99% de arrependimento.
Moro em Cuiabá e sempre que posso vou passear com minha família no Pantanal e digo com conhecimento de causa, no pantanal a vida não é fácil, o clima úmido somado ao forte calor, é desgastante demais, e deve fazer a Caatinga se parecer com os climas da região sul.
Soma-se a isso inseto, animais selvagens e rios e alagados cheios de piranhas.
Parabéns aos nossos guerreiros que passam por esses tipos de treinamentos no pantanal.
De resto o lugar é o mais bonito que já conheci.
Abs
….importante a interação Paraguai/Brasil nesse curso…seria bom complementar com a Bolívia……
Este curso deve ser osso!!!
Sds
GC