Por Diana Figueiredo
Um incêndio atingiu um navio da Marinha Brasileira na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém, no Estado do Pará. O navio está atracado em Belém para reparos após apresentar problemas técnicos em abril.
Militares que estavam no navio relataram, pelo WhatsApp do EXTRA (21 99809-9952 e 21 99644-1263), que o combate às chamas durou cerca de quatro horas, no fim da tarde desta quinta-feira.
A Marinha informou que investiga as causas do incêndio, que teria começado num colchão, e que nenhum dos 259 tripulantes ficou ferido.
Em nota, o Comando do 4º Distrito Naval informou que o incêndio foi de pequenas proporções no Navio de Desembarque-Doca Ceará (G 30), que tem a missão de transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, em apoio ao contingente brasileiro da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti entre outras.
A Marinha reforçou que não há riscos à segurança do navio e da tripulação. Confira a íntegra da nota enviada ao EXTRA:
“O Comando do 4º Distrito Naval informa a ocorrência de um incêndio de pequenas proporções no Navio de Desembarque-Doca “Ceará” (NDD “Ceará”), quando estava atracado na Base Naval de Val de Cães (BNVC), O incidente aconteceu no fim da tarde do dia 30 de julho, em um compartimento habitável denominado “Coberta de tropas nº 5”. Suspeita-se que o incidente teve origem na combustão de um colchão. O incêndio foi extinto pelo Grupo de Controle de Avarias do navio, com o auxílio dos Grupos de Socorro Externo dos navios atracados na BNVC.
FONTE e FOTOS: Jornal Extra
Senhor Padilha, Quanto a parte do seu comentário em que diz: “como tal, devem seguir ordens. Se não concordam ou não estão satisfeitos, é só pedir baixa”. Gostaria de lembrá-lo, que o militarismo e a disciplina não podem servir de desculpa para que em nome destes se cometam abusos e cerceamento de direitos legítimos desses militares. Vá dizer para um militar com vinte anos de serviço, para que ele, diante dos abusos sofridos peça baixa! Eu não gostaria de estar perto para ouvir a resposta!
Eu tenho nome mas não sei se Velame é o seu nome pois seu email é fake.
Não devia, mas vou lhe responder.
Conheço vários marinheiros e oficiais da MB com muito mais do que 20 anos de serviço e nunca vi ou ouvi eles reclamarem abertamente da MB.
A MB não é perfeita, e não se pode esquecer que é uma OM. Logo, mantenho o que disse. Quem não está satisfeito, deve procurar outra profissão menos perigosa, porque ser militar envolve riscos e esses riscos podem surgir de várias situações.
Se as condições de trabalho da MB não estão agradando, é só pegar o boné e ir embora.
O que não acho certo é ficar criticando. A MB não é uma empresa privada onde se pode reclamar abertamente, apesar de não significar que irá melhorar nada.
Essa é a minha opinião e não preciso me esconder atrás de nomes fictícios para expo-la.
Bom dia Srs. Ontem à noite postei dois comentários sobre o incêndio a bordo do Ceará eu não foram editados, não sei por que motivo. Ainda sobre esse tópico, eu gostaria que alguém me esclarecesse: quando um navio está atracado, seja ele novo ou antigo, para fainas de manutenção ou preparação para nova missão, permanece algum efetivo de suas tripulações a bordo? Os sistemas de monitoramento (inclusive de detecção e alarme de incêndio permanecem ligados? Existe algum procedimento ou norma para permitir uma rápida extinção de princípio de incêndio, o que aparentemente não ocorreu a bordo do Ceará?
Com certeza o fogo no colchão não tem nada à ver com o a idade da embarcação, mas acho que a MB deve urgentemente adequar seus meios e efetivos ao seu orçamento, pois já disse outras vezes a MB não é a US Navy, porque não tem recursos para tal, somos uma marinha de terceiro mundo, infelizmente, não é culpa dos marinheiros, mas de seu orçamento limitado, porta aviões, sub-nuclear, aviação embarcada de asa fixa, infelizmente não dá com esse orçamento e não tenham ilusão não vai melhorar, porque defesa não é prioridade e nunca foi neste país, vamos ficar com navios de patrulha, novas corvetas, fragatas novas e submarinos com AIP em embarcações de investigação científica (oceanografia e hidrografia), lamentavelmente essa é a realidade.
A segunda foto foi tirada de dentro do navio?
Se foi, olhem a ferrugem “estourando” por baixo de toda a pintura.
Completando o meu raciocínio no post anterior, pergunto? O sistema de detecção e alarme de incêndio funcionou? O colchão estava tão isolado ou inacessível de modo que não havia ninguém por perto para evitar a propagação do fogo com um extintor? Onde estava a brigada de incêndio para demandar tanto tempo para extingui-lo?
Boa tarde a todos os comentaristas. Concordo em termos com os comentários até aqui, porém me deixa “cabreiro” que um simples incêndio em um colchão demore 4 horas para ser controlado.
Situações emergenciais requerem atitudes drásticas…
A meu ver o correto a fazer seria aposentar todos os navios que não mais correspondam as expectativas, ou seja, quase todos e levar o caso a justiça federal e a opinião pública de que a Marinha do Brasil simplesmente NÃO TEM NAVIOS, sendo a única Marinha sem navios do Mundo… aproveitar que não tem navios e rever urgentemente a quantidade de quase 200 Oficiais Marinheiros sem Navios.
Levar o caso também a opinião pública e explicar que não temos condições de levar uma tropa para o Haiti e que em breve perderemos qualquer capacidade inclusive de fazer uma eventual missão a Fernando de Noronha ou as plataformas do Pré-Sal…
Infelizmente enquanto a Marinha ficar quieta para os políticos está de bom tamanho, ou seja, para que eles querem navios ??? O Brasil não está em guerra, etc…
A Marinha deveria aposentar toda a frota e ficar só fazendo “serviços internos” até que alguém tome uma decisão e atravessar um gap aí de uns 5 anos sem nenhum navio, tenho certeza que aí sim haveria um reaparelhamento completo… a custa de bastante roubos, mas certamente haveria.
Desculpem meu apelo se ofendi alguém, a intenção não era essa…
Senhores, foi incêndio no colchão e nada mais do que isso.
A culpa é do bizonho e não do navio! o safado tem que ser punido….
Talvez fosse interessante a Marinha ir substituindo aos poucos(conforme o desgaste natural ) alguns itens inflamáveis dentro dos navios por itens anti-chamas , em caso de guerra se o navio for bombardeado pode atrasar o avanço das chamas podendo salvar o navio e a tripulação.
Engraçado, o nosso navio sofre um pequeno incêndio e todos Criticam . É bom lembrar aos senhores o que acontecem com navios das potências navais ao redor do mundo.
Consultando os arquivos da US Navy o ex USS Hermitage (1956 -1989) com 33 anos de serviços, parece ter sido muito usado lá e estava realmente no osso em 1990, de acordo com informações, deveria ser usado por mais 10 anos no máximo…
Tudo bem que podia ter ocorrido com um navio novo também só que não podemos tampar o sol com a peneira a maioria da frota de superfície da marinha está envelhecida em vez de resolvermos o problema empurramos ele para frente sem uma solução. Dois navios Mistral dando sopa e nada os franceses parcelam esse navios em 600 prestações para nossa marinha havendo vontade politica teríamos uma solução definitiva.
Claro que a indisciplina e falta de comprometimento daqueles que deveriam zelar pelo material que lhes é disponibilizado, sem dúvida, é o causador de mais este infortúnio…Mas nada como aproveitar a deixa e ” zerar” nossos meios, apenas com aqueles que efetivamente teria algum valor logístico e militar.
Padilha, menos, menos, navio de idade e projeto velho c certeza nao se pode denegrir, mas de acontecer pegar fogo num colchao….ai sim…isso eh demais ou vc nao acha…….a tripulacao totalmente desmotivada manda a hierarquia e os regulamentos pro saco…..fica parecendo o q esta situacao vexatoria. Pra mim isso tem outro nome….a tripulacao sem gdes recursos deve estar confinada nos arredores do cais a meses…….da um tempo por favor, nao da pra defender o indefensavel.
Não se trata de defender o indefensável. O que ocorreu poderia ter ocorrido em um navio novo. Negligência não pode ser imputada ao navio. Concordo com você que a situação deles estando fora de casa é desgastante, mas lembre-se, que eles são militares e como tal, devem seguir ordens. Se não concordam ou não estão satisfeitos, é só pedir baixa. Volto a dizer: O navio não pôs fogo no colchão, logo…..!
Boa Padilha tudo é motivo pra denegrir. Temos muito do que reclamar em nossas FA mas apelar torna-se desnecessário e anti patriótico.
Anti patriótico? Acho que o amigo não sabe muito bem o que é patriotismo.
O navio sofreu uma pane no meio do mar e agora acontece isso. Não estou denegrindo, mas apenas afirmando que este navio não tem mais em condições operacionais. Já passou da hora dele ter uma merecida aposentadoria.
Senhores por favor.
O marinheiro deixa algo por fogo no colchão e o navio é quem leva a culpa?
Menos, por favor. Sim, é um navio velho mas não é culpa da idade o colchão pegar fogo.
Por isso vamos pegar leve pq os comentários estão seguindo um norte falso.
Entendo Padilha, mas realmente este navio está muito cansado. Prestou ótimos serviços, mas já passou da hora. É preciso um substituto com urgência.
Combustão de um colchão? Acho que alguém fez m…
Aposenta logo isso.
Antes tavam só se desmanchando, agora estão literalmente em chamas. Até quando vamos ter uma esquadra de “sucatões” ?
Que triste!
A MB só tem passado vergonha ultimamente!
Este navio está com uma zica de dar medo… primeiro quebrou a caminho do Haiti, agora pegou fogo… a coisa tá feia, melhor mandar um capelão benzer o bicho.
O comandante da Marinha tem de ter coragem.
Tem que retirar TODOS os meios que não tem condição nenhuma de continuar em serviço. Aí entram o Ceará e São Paulo.
O cara precisa ter coragem de mandar o recado de que a marinha está acabando.