O HMS Edinburgh deixou Portsmouth às 10h da última segunda-feira, para sua última comissão a serviço da Royal Navy.
O destroyer com 5.200 toneladas segue em direção a África, antes de cruzar o Atlântico para patrulhar as ilhas Falklands. O navio irá fazer uma série de visitas de alto nível no Caribe e nos EUA.
Esta não é apenas a última comissão do HMS Edimburg após 30 anos de serviço, mas também a última de um Type 42 servindo à Royal Navy.
Esta classe de navios de guerra têm servido com distinção desde o final de 1970, participando de operações por todo o mundo, sendo a mais famosa, durante a Guerra das Malvinas, na qual o HMS Sheffield e o HMS Coventry foram afundados pela Argentina.
Essa classe está sendo substituída por seis Type 45 ao custo unitário de £$ 1 bilhão.
FONTE: Portsmouth news
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea &Naval
Os Seadart mostraram suas fraquezas nas Malvinas, a type 42 Conventry foi atacada em 25 de Mayo de 82 por 4 Skyhawks, em mar aberto, mesmo escoltada pela Type 22 Broadsword com seus eficientes Seawolfs, não conseguiram abater nenhuma aeronave e foram acertadas pelo menos 3 bombas de 500 lb perto da linha d’água da Conventry, que afundou em 20 minutos! A Conventry e a Brodsword montaram um armadilha de mísseis ao norte da Bahia de San Carlos abatendo naquela manhã com os Sea Dart 2 aeronaves Argentinas que retornavam já em altitude de seus ataques a cabeça de praia britânica, o troco veio algumas horas depois dos pilotos do mesmo esquadrão de A4B dos abatidos!