A HENSOLDT assinou um contrato no valor de mais de cem milhões de euros com o integrador de sistemas de combate de missão Thales, para entregar seu radar naval TRS-4D para as futuras fragatas multimissão F126 da Marinha Alemã.
Contratada em 2020, a F126 é o mais recente programa de fragatas da Marinha Alemã. A classe F126 será composta por quatro navios (com opção para mais dois); o programa também inclui vários locais de teste e treinamento em terra. A primeira fragata F126 deverá ser entregue em 2028. Todo o programa será executado por mais de dez anos.
O radar TRS-4D da HENSOLDT será instalado em sua versão não rotativa com quatro matrizes de painel fixo. A integração do radar nos navios e instalações em terra, será feita pela Thales para entregar um sistema de missão e combate que atenda aos requisitos alemães.
As primeiras entregas estão previstas para 2025. Com este sistema, em combinação com outros sistemas e sensores a bordo, a F126 terá a capacidade de operar nos ambientes marítimos mais complexos e, portanto, contribuir internacionalmente para garantir segurança e estabilidade.
Gerben Edelijn, vice-presidente da Thales Above Water Systems, disse que “Estamos felizes em trabalhar em conjunto com a HENSOLDT e fornecer às Fragatas F126 um conjunto de sensores que atende totalmente aos requisitos alemães. A Marinha e a indústria alemã e holandesa têm uma longa tradição de trabalhar em conjunto com resultados formidáveis e estamos ansiosos para continuar essa tradição”.
“Nosso TRS-4D e seus componentes de ponta estão implantados a bordo de vários navios da Marinha Alemã, oferecendo um alto grau de semelhanças ao cliente”, disse Markus Rothmaier, vice-presidente de radares navais e terrestres da HENSOLDT. “Estou orgulhoso de podermos oferecer à Marinha Alemã, juntamente com a tecnologia de sensores e o sistema de combate da Thales, uma solução abrangente e verdadeiramente europeia.”
Os radares da família de produtos TRS-4D já estão em serviço em diferentes versões a bordo de navios da Marinha Alemã, entre eles a Fragata F125 e a Corveta K130 (Batch II) e se beneficiam de melhorias contínuas de produtos e vantagens no que diz respeito ao gerenciamento de peças de reposição e treinamento. Por esta razão, o TRS-4D NR foi pré-selecionado pela Marinha Alemã.
Excelente. Parece que os alemães terão 6 desses navios…se bobear terão até mais.
slava ukraini…Parabéns para VLADIMIR PUTIN, terá aquilo que queria, uma Europa armada até os dentes, enquanto isso a Ucrânia sem marinha espanca a fraca marinha russa.
Eu sempre pergunto, qual terno o Putin usará no enterro dos 20k russos mortos na Ucrânia?