Enfield, UK, 2 de junho de 2021 – A HENSOLDT UK anunciou o fornecimento de conjuntos de sensores constituídos pelos sistemas de radar Kelvin Hughes SharpEye Mk11 bandas S e X para a Marinha da África do Sul, para os três Multi Mission Inshore Patrol Vessel (MMIPV) construídos pelo DAMEN da Cidade do Cabo, África do Sul.
Estes navios, MMIPV, protegerão as costas da República da África do Sul de ameaças como a pirataria e a pesca ilegal. A linha SharpEye Mk11 foi uma escolha ideal para estas aplicações exigentes.
Adrian Pilbeam, Chefe de Vendas, Vigilância Marítima declarou: “A HENSOLDT UK tem o prazer de fornecer à Marinha da África do Sul mais radares SharpEye para auxiliar nas exigentes tarefas operacionais. Isto reforça o relacionamento de longa data para o fornecimento de sensores de radar à OSI Maritime Systems para integração em seus sistemas de pontes”.
Os radares SharpEye Mk11 são aprovados pela Organização Marítima Internacional (IMO) e são instalados em conjunto com um sistema integrado de pontes de navegação da OSI. Os radares fornecerão uma capacidade de navegação e vigilância de superfície.
Os transceptores SharpEye de estado sólido estão localizados no topo do mastro da carcaça da unidade de torneamento composta de carbono e trazem benefícios adicionais, tais como facilidade de instalação e alta confiabilidade. O uso de um sistema de acionamento direto do motor, ao invés de uma caixa de engrenagens rotatória tradicional da antena, reduz os custos de manutenção.