Na última sexta-feira (08), a Fragata Liberal (F 43) realizou exercícios no mar na costa ocidental do continente africano com o Navio-Patrulha “Ito”, da Marinha do Togo, como parte da Operação GUINEX-III.
O treinamento consistiu em ações de visita e inspeção entre os navios, com o emprego das equipes de operações especiais. O navio togolês foi abordado pelo destacamento de Mergulhadores De Combate, que se encontra embarcado no navio brasileiro.
Na ocasião, a Fragata Liberal recebeu a visita do Embaixador do Brasil no Togo, acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Marinha togolesa, que também é o Comandante daquela Força Naval.
A presença das autoridades togolesas no Navio brasileiro, durante a condução da Operação GUINEX III, reforça a importância da diplomacia naval e da cooperação militar entre os países, além da busca pelo incremento da Segurança Marítima no entorno estratégico do Brasil.
Após mais de um mês da desatracação da Base Naval do Rio de Janeiro, o Grupo-Tarefa da Operação Guinex III atracará no Porto de Abidjã, na Costa do Marfim, hoje (10), dando continuidade às atividades voltadas para a segurança marítima na região do Golfo da Guiné e para o fortalecimento da Zona de Cooperação e Paz de Atlântico Sul (ZOPACAS).
FONTE: MB