Na quarta-feira da semana passada, Gripens da Força Aérea húngara foram enviados para interceptar um avião se aproximando da Áustria sem fazer qualquer contato.
Estava quase na hora do jantar, quando a sirene tocou na base aérea de Kecskemét. Já estava escuro quando veio o primeiro sinal que o alerta seria um “alpha”.
A equipe de solo rapidamente preparou dois caças Gripen, e dez minutos depois, eles estavam no ar para interceptar o avião “silencioso”, localizado a 30.000 pés.
O avião que violou o espaço aéreo húngaro foi um Boeing-777 da Qatar. O piloto foi informado que ele deveria estabelecer contato por rádio com o controle aéreo e o contato com a aeronave foi estabelecido. Os dois Gripens escoltaram o Boeing a uma distância de 1-2 milhas.
De acordo com os pilotos húngaros, costumavam ocorrer mais casos no passado, mas em 2013 apenas dois desses incidentes ocorreram.
“Quando a presa” é um avião de passageiros, as pessoas costumam tirar fotografias dos Gripens das janelas. Às vezes, quando um avião menor é interceptado, o piloto geralmente parece bastante chocado quando vê os Gripens se aproximando em cima e ao lado dele “, disse o piloto húngaro.
FONTE: Gripenblog
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
É uma situação que, com um avião de passageiros, eu nunca entenderei….
William …Primeiro que vc não sabe quem invadiu o espaço aéreo, segundo sem comunicação e terceiro para acabara as dúvidas, os aviões dos atentados do 11 de Setembro eram todos aviões de passageiros.