Em 24 de março de 2022, a Grécia e o Naval Group assinaram os contratos para três fragatas e mais uma opcional, e seu suporte em serviço.
Duas FDI HN (Frégate de défense et d’intervention – Hellenic Navy) serão entregues em 2025 e a terceira em 2026.
Um novo passo na parceria estratégica com a Grécia
De acordo com o acordo de defesa assinado em outubro passado entre a Grécia e a França, as autoridades gregas assinaram dois contratos com o Naval Group para o fornecimento de três FDI HN, mais um opcional, bem como seu apoio em serviço.
Os contratos incluem também o fornecimento de torpedos MU90 e contramedidas CANTO. Os contratos foram assinados em Atenas pelo Vice-Almirante Aristeidis Alexopoulos, Diretor Geral da Direção Geral de Investimentos em Defesa e Armamentos, e Pierre Éric Pommellet, Presidente e CEO do Naval Group, na presença do Ministro grego da Defesa, Nikolaos Panagiotopoulos e da Ministra das Forças Armadas francesa, Florence Parly.
Pierre Éric Pommellet, presidente e CEO do Naval Group, disse que “O Naval Group tem orgulho, juntamente com seus parceiros industriais franceses Dassault, MBDA e Thales, de fazer parte deste novo capítulo na aliança estratégica entre a Grécia e a França. A Grécia escolheu a última geração de fragatas que reúne o melhor do know-how naval francês, que fortalecerá as capacidades da Marinha da Grécia. O programa de fragatas é o primeiro de muitos passos na parceria e contribuirá para o desenvolvimento da entre os nossos países, nossas marinhas e nossas indústrias nas próximas décadas”.
A FDI HN aumentará de forma rápida e sustentável as capacidades da frota de superfície da Marinha Grega, pois serão entregues em um prazo muito curto, começando em 2025 para as duas primeiras unidades e 2026 para a terceira.
Um programa importante para a indústria grega
Graças a um plano de cooperação muito ambicioso com a indústria local, chamado HIP (Hellenic Industry Participation Plan). Este programa oferece inúmeras oportunidades industriais à Grécia, criando empregos e habilidades no país. As equipes do Naval Group trabalham na Grécia há vários meses para estabelecer parcerias com players industriais locais, com o objetivo de assinar os primeiros contratos nos próximos meses. Com a sua componente de I&D, o plano de cooperação é um plano sustentável que está plenamente em consonância com o objectivo de reforçar a base industrial e tecnológica da defesa europeia através da cooperação franco-grega.
Uma fragata poderosa, inovadora e cibernética
A FDI HN possui capacidades de alto nível em todos os domínios da guerra: projeção antinavio, antiaérea, antissubmarino e forças especiais. Suas defesas aérea e de superfície são asseguradas pelos mais modernos sensores, entre eles o Thales Sea Fire, o primeiro radar multifuncional totalmente digital com antena ativa e painéis fixos.
A FDI HN está equipada com um mastro integrado exclusivo que reúne todos os sensores aéreos, permitindo uma vigilância permanente de 360°.
Como a primeira fragata do mercado a ser protegida contra a ameaça cibernética, a FDI HN está equipada com dois data centers que hospedam quase todos os aplicativos do navio.
Especificações técnicas da FDI HN
- Deslocamento: 4.500 toneladas
- Comprimento: 122 metros
- Largura: 18 metros
- Velocidade máxima: 27 nós
- Instalações de aviação:
- Helicóptero da classe de 10 toneladas e veículo aéreo não tripulado VTOL (UAV)
Os principais armamentos do FDI HN
- Trinta e dois mísseis Aster desenvolvidos pela MBDA,
- Oito mísseis Exocet MM40 B3C desenvolvidos pela MBDA
- Mísseis RAM
- Torpedos MU 90 desenvolvidos pelo Naval Group
- Canhão de 76 mm
- Quatro tubos de torpedos
- Contramedidas CANTO, desenvolvida pelo Naval Group
Parabéns a Grécia ! País quebradaço em 2008 e como desgraça pouca não é bobagem, em 2011 ainda houve repeteco…
Mas mesmo assim estão se reestruturando economicamente e militarmente,parece que aprenderam do pior jeito.
A Grécia foi um dos países mais afetados pela crise de 2008 e sua economia acabou precisando
de socorro externo: três empréstimos de emergência para manter o país em movimento.
Em troca, o país teve de adotar medidas draconianas de austeridade para limitar os gastos públicos.
A Grécia, cuja dívida estava em torno de 300 bilhões de euros (ou um pouco mais de 1 trilhão de reais). Parte deste gasto foi devido à grande quantidade de dinheiro público gasto na manutenção das atividades básicas do Estado, além do aumento do salário de funcionários do governo.
https://www.politize.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Crise-na-Grecia-1.png
“”Duas FDI HN (Frégate de défense et d’intervention – Hellenic Navy) serão entregues em 2025 “”……………………………………………………………e nessa mes quantidade de tempo50% da primeira Tamandaré terá sido cortado , cortado não montado kkkkkkk
É muito ToT, muito cacique pra pouco índio, muitos navios das década de 70 e pouca eficiência. Essa é nossa marinha: das 3 Forças, a que é pior administrada. Há anos. E que sofre de delírio coletivo.
Não fazem o arroz com feijão, mas querem submarino nuclear. Não temos nem meia dúzia de patrulhas oceânicos, mas querem porta-aviões.
Não posso acusar de corrupção porque não tenho provas, mas posso atestar a incompetência gerencial sa MB, porque é escancarada!
Não tenho nem palavras para descrever o quão ridículo é o complexo de viralatismo de vocês. Isso me enoja, e tenho vergonha de vocês pelo país.
Por que? O comentário deles é o retrato da realidade. Queremos submarinos nucleares sem antes tem uma marinha semelhante a italiana ou espanhola. Não fazemos navios doca, não fazemos porta-helicopteros, não fazemos submarinos convencionais e não temos empresas secundários de armamentos (mbda exemplo).
Um efetivo enorme, soldos enormes, orçamento enorme para manter poucos navios.
Não faz sentido ter essa marinha.
Isso não é ser contra o Brasil, isso é ser brasileiro de verdade, exigir uma gestão profissional. Menos bandeirinha e mais trabalho, suor!
Concordo plenamente. Porém; de forma bem resumitiva, ouso a dizer: O Brasil, no caso a Marinha não tem a menor capacidade gerencial. Investe mal. Sempre no lugar errado e hora errada. Não tem a capacidade de enxergar as maiores necessidades. Exemplo é essa coisa de falar sempre em porta-aviões. Ora! Não temos escolta adequada de proteção..
Tudo no Brasil é demorado pela total falta de investimento e pela descontinuidades de produção.
Deveríamos ter planejamento 10 a 12 anos verbas liberadas para isso.
Navios de patrulha costeira 1 por ano = 12 em 12 anos
Navios de patrulha Oceânica 1 a cada 2 anos = 6 em 12 anos
Fragata 1 a cada 3 anos = 4 em 12 anos
Submarino convencional = 1 a cada 4 anos
Submarino nuclear = 1 a cada 6 anos
2 anos antes de completar os 12 anos já faz a programação padrão para os próximos 12 anos
Com isso seria mantido a espinha dorsal da MB relativamente modernizada e garantia de serviço a alguns estaleiros bem como garantia de continuidade no desenvolvimento nacional de tecnologia embarcada para um maior índice de nacionalização e independência de equipamentos estrangeiros.
Também nada impede que sejam adicionados como são feitas hoje em contratos especiais as compras novos navios como os de pesquisa, apoio, desembarque anfíbio e até mesmo um NAe bem como todas as aeronaves da força naval.
Mas não querem liberar verbas para tudo isso. Então vamos fazer metade disso e se não der vamos fazer 10%, vamos fazer o que der porque não para depender só da boa vontade do governos transitórios.
Tamos juntos pelo Brasil
SBAS