Por Alex Rodrigues
O governo brasileiro manifestou hoje (14) preocupação com os atos de violência cometidos pelo grupo radical islâmico Boko Haram na Nigéria. Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo condena os ataques que vêm vitimando grande número de civis no país africano.
“O governo brasileiro reitera seu repúdio, nos mais fortes termos, a todo e qualquer ato de terrorismo e manifesta a solidariedade fraterna do povo brasileiro ao povo irmão e ao governo da Nigéria”, diz a nota.
Desde 2009, o Boko Haram vem atacando civis, principalmente na Região Nordeste do país. O total de mortos, feridos e deslocados pela violência do grupo é incerto, mas fontes nigerianas e a imprensa local falam em pelo menos 2 mil mortos apenas nos ataques na cidade de Baga dos últimos dias – mesmo número citado pelo Itamaraty na nota de hoje. Segundo a Agência Nacional de Gestão de Emergência (Nema) da Nigéria, mais de 3,2 mil pessoas já abandonaram Baga, fugindo aos recentes ataques. Essas pessoas estão refugiadas em 11 acampamentos sob os cuidados da Nema.
Jornais nigerianos falam em mais de 800 mil deslocados pelos ataques do Boko Haram nos últimos anos. Além de matar e expulsar parte dos moradores de pequenos vilarejos e cidades desguarnecidas, os integrantes do grupo radical são acusados de sequestrar jovens com o objetivo de recrutá-los e usá-los em novos ataques.
Na véspera do Ano-Novo, 40 crianças e adolescentes do sexo masculino foram sequestrados em uma aldeia. A organização humanitária Anistia Internacional considerou a ação do Boko Haram o “massacre mais mortal já feito pelo grupo armado islamita em um longo histórico de ataques hediondos”.
FOTO: Reuters
FONTE: Agência Brasil
Isso vai acabar com intervenção militar brasileira. Junto a ONU, creio mais ser devido a posição geográfica dessa país no continente africano, não vai ter conversa com os terroristas não como alguém acima disse. Será como o general brasileiro agiu contra as hordas do Congo, classificou-os de delinquentes e assassinos e não revindicadores políticos e fogo neles. A situação no Congo progrediu. O problema da Nigéria é o apoio velado de autoridades do governo nigeriano a esses loucos. Esse Boko Haram no momento que enfrentar a um inimigo mais forte se desmantela, o que eles tem feito é aquele líder deles falar bobagens e agir contra civis desarmados.
O último país a acabar com a escravidão! O último país a entrar na guerra contra o terror!
Nelson Lima,
como o Ricardo disse: ” Como sempre o Brasil aponta o dedo e não faz nada, típico. “.
Como sempre o Brasil aponta o dedo e não faz nada, típico.
Ficaria espantado se não repudiase esse grupo terrorista que mata e detroi tudo que não é muçulmano radical deturpado. Cada qual interpreta esta interpretando a religião muçulmana a seu modo, acredito que Maomé não lhes tenha explicado direito.
Governo Condena ??? Duvido.
Vai pedir diálogo com terroristas, podes crer .
Eu pensava que a Dilma quisesse dialogar. Repudiando assim ” nos mais fortes termos” imagino que os extremistas ficaram com bastante medo.
Até que enfim o Brasil começa a sair de cima do muro, já devia logo mandar uma turma boa pra la pra ajudar a combater estas pragas.