Por Luiz Padilha
Após o anúncio do estaleiro Jurong Aracruz/SEMBORP como vencedor da licitação para a construção no Brasil do novo navio de Apoio Antártico (NApAnt), o DAN traz aos seus leitores o modelo que o estaleiro ofereceu à Marinha do Brasil.
Com um Navio de Propriedade Intelectual de Proponente” (NAPIP), o estaleiro Jurong Aracruz/SEMBCORP apresentou um projeto baseado no RV Investigator, um navio de pesquisas oceanográficas com capacidade para operar na região Antártica.
Cabe ressaltar que o projeto do navio sofrerá customizações como adição de hangar e convoo, por exemplo, mas muitas características do navio serão mantidas, com a indústria naval brasileira participando ativamente para atingir o índice de nacionalização do futuro NApAnt em mais de 45%.
Com esse passo, a Marinha do Brasil impulsiona a indústria naval brasileira, com projetos em três diferentes Estados: Santa Catarina (FCT), Rio de Janeiro (PROSUB) e agora o Espírito Santo com o NApAnt.
Características
- Peso: 6.082 T
- Comprimento: 93,9 m
- Boca: 18,5 m
- Calado: 6,2 m
- Propulsão: Diesel Elétrica com 3 Diesel Geradores MAK 9M25C (3.000 KW cada), 2 motores de propulsão elétrica reversível (2.600 kW cada) com duas hélices de passo fixo de velocidade lenta, 1 motor elétrico retrátil Azimutal de 1.200 kW
- Velocidade: 12kts
- Alcance: 10.000 milhas náuticas (19.000 km) ou 60 dias
- Tripulação: 20 tripulantes e até 40 cientistas
Nota do Editor: A ilustração que abre este artigo traz o NApAnt com o indicativo H-42 do ex-NaPaOc Barão de Teffé, primeiro navio da Marinha a operar na região Antártica (PROANTAR I). Será que a Marinha fará essa deferência ao ex-Barão de Teffé?
Boa noitetive o privilégio de conhecer o Barão conheço o ary e o Max a fundo deveriam rever as necessidades na construção não a beleza mas operarividade está é averdade não é bonito vamos ver o que acontece.
O navio vai ter capacidade de levar containers? Se sim já tem uma idéia da quantidade?.
Sim e não sei.
Pois para mim me parece um contrasenso uma Força Naval já quase sem navios disponíveis para a Guerra moderna em sua esquadra priorizar a aquisição de um navio de apoio polar quando a Marinha já dispõem de dois navios relativamente novos para o padrão da MB para essa finalidade. Tanto o Almirante Maximiano, construído na década de 90 e adquirido em 2009 pela MB como o Ary Rongel construído na década de 80 e adquirido pela MB nos anos 90, poderiam ser modernizados em estaleiros brasileiros e manter de forma adequada a Missão de apoio ao continente Antártico. Nesse sentido basta comparar o que fez a Argentina em relação a Manutenção do seu Navio Quebra Gelo Almirante Irizar, construído na década de 70 e quase totalmente destruído num incêndio e posteriormente reconstruído e modernizado. Estando hoje plenamente operacional sendo o navio Insígnia da frota Polar Argentina.
Parece que foram construindo um puxadinho em cima do outro e depois começaram a puxar para os lados . Mostraram um design de Lamborghini e compraram um Gordini !!! Acho que rimou !!!
Sabia que a imagem que você pensa ser “Lamborghini” é APENAS ilustrativa? Se não sabia, saiba.
E falar em “puxadinho” em construção naval mostra que você não é o melhor comentarista para este assunto.
Pelo comentario , o sr deve ser eng naval com conhecimento profundo na construção naval de navios de maneira confortável dentro do nautilus !!!! A expressão para mim é mais ou menos ” Se é bonito , deve voar muito bem “.
Que falta de prioridade, esse tipo de navio podia comprar no exterior usado, enquanto isso estamos ficando sem escoltas e patrulha oceânica. A marinha é a força com a pior administração de recursos…
A MB realizou o feito incrível de escolher de forma técnica, a pior proposta, rsrs…
Você conhece toda a proposta ou está se baseando em fotos?
Well, agora que via FOTO, não sei, mas, não gostei.
Quem economiza no carrão só se ferra como meu irmão!!
Não pretendia, mas, rimou!
Excelente notícia, aos poucos vamos adquirindo mais meios navais, mesmo com essa crise mundial, quanto mais aquisições boas melhor para o nosso país!! Viva o Brasil!!
Mostraram um design, onde Projetaram um Landau e compraram um gordini !
Excelente! Parece um projeto robusto!
Só é uma pena a ICN não ter ganhado para dar continuidade à construção em Itaguaí. Espero que ganhem outros projetos no futuro.
Parabéns ao DAN por mais uma excelente notícia em primeira mão!
Abraços!
Muito bom !! a Nota do DAN..
Parabéns para MB e para o DAN na cobertura do tema
Tá explicado porque a proposta deles era a mais barata
Bom dia Padilha o Napant não terá convoo para helicoptero?
Cara, tu nem leu a matéria e já tá fazendo pergunta? Vai ler.
Está no texto
É curioso como fotos enganam a gente. O navio é ligeiramente maior que o NPo Maximiano, mas nas fotos parece bem menor.
Feio pra caramba……
Não é desfile não Zé
Os Submarinos nucleares russos também são bem feios…