Organização nacional é a primeira a integrar a entidade internacional
A Fundação Ezute associou-se ao INCOSE (International Council on Systems Engineering), passando a ser a primeira organização nacional a integrar tal entidade. O INCOSE foi criado há 26 anos nos Estados Unidos para disseminar os princípios e práticas da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de sistemas de sucesso, sendo considerada a entidade internacional mais importante quando o assunto é Systems Engineering.
O INCOSE tem sede em San Diego (EUA) e está presente em mais de 60 países. Em 2012, a entidade abriu o primeiro capítulo na América Latina, com o INCOSE BRASIL. Além de congregar as empresas e organizações que atuam com Systems Engineering, o INCOSE também promove eventos e cursos para ajudar a ampliar os conhecimentos sobre o assunto, permitindo a troca de experiências entre seus mais de 10.000 membros.
“O INCOSE é uma referência mundial em Systems Engineering e a Fundação Ezute passa a integrar o rol de empresas que se preocupam não só em aplicar, mas também em desenvolver e disseminar tais conceitos”, destaca o diretor de P&D e Inovação da Fundação Ezute, Antônio Pedro Timoszczuk.
Systems Engineering está no DNA da Ezute desde seu início. A Fundação utiliza esta metodologia para exercer sua missão: contribuir para a transformação das organizações públicas brasileiras, melhorando a produtividade e a eficiência das instituições, aplicando toda sua expertise no desenvolvimento de novas soluções de tecnologia e gestão.
A metodologia Systems Engineering utiliza abordagem multidisciplinar e visão holística em todas as etapas do processo de desenvolvimento de um sistema. Ao prestar serviços intensivos em conhecimento, em parceria com o cliente, a Fundação Ezute reúne especialistas capacitados, combina conhecimento de diversas fontes, concebe, especifica, planeja e converte os conceitos complexos em informações acessíveis aos tomadores de decisão nas organizações, disponibilizando-as por meio de soluções sistêmicas.
Entre os sistemas complexos desenvolvidos pela Fundação Ezute com a aplicação de conceitos de Systems Engineering, destacam-se o SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), o SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), o MANSUP (Míssil Antinavio Brasileiro), o PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), o SIGA-SAÚDE e o projeto de gestão dos Jogos Olímpicos Rio 2016, entre outros.
Sobre a Fundação Ezute
A Fundação Ezute é uma fundação privada sem fins lucrativos que oferece soluções inovadoras, de tecnologia e gestão, para os desafios e problemas enfrentados por organizações públicas brasileiras. A Ezute contribui para a transformação destas organizações, apoiando a evolução de produtividade e de efetividade. Para isso oferece serviços de: formulação e planejamento; gestão de projetos complexos; engenharia de processos; engenharia de sistemas; e desenvolvimento de conhecimento. A Fundação aplica visão sistêmica e utiliza systems engineering no desenvolvimento de todos os seus projetos. Colabora, assim, para melhorar a vida das pessoas e para o desenvolvimento e soberania do Brasil.
A Fundação Ezute tem origem na Fundação Atech, criada em 1997 e designada pelo Governo Federal para ser a instituição integradora do projeto SIVAM/SIPAM (Sistema de Vigilância da Amazônia/Sistema de Proteção da Amazônia). Ao longo da sua história, a organização tem atendido prioritariamente às necessidades do governo brasileiro, atuando em projetos estruturantes, em sistemas tecnológicos complexos, na absorção e desenvolvimento de novas tecnologias e na gestão complementar de empreendimentos estratégicos, tanto no âmbito civil quanto no de defesa, tais como Bilhete Único, Siga Saúde, apoio à gestão do Ministério do Esporte nas Olimpíadas RIO 2016, SisGAAz – Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, Prosub – Sistema de Combate de Submarinos e Projeto Man-Sup – Míssil, entre outros.
Na área de cidadania, a Ezute é parceira da Fundação Anita Pastore D´Ângelo e da Escola Aberta do Terceiro Setor. No campo da educação assumiu, em 2015, as operações da escola de inglês da Fundação Educacional União Cultural, antiga União Cultural Brasil-Estados Unidos. Todas as fundações citadas são acompanhadas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.
FONTE: Rossi Comunicação