Por Max Channon
O parlamentar trabalhista Luke Pollard, que é vice-presidente do Grupo das Forças Armadas de Todos os Partidos, reagiu contra os relatórios de que o número de fragatas Type 26 da Royal Navy (Marinha Real), teria sua encomenda reduzida de oito para três navios.
O Telegraph informa que o governo está considerando não encomendar mais fragatas de guerra anti-submarino Type 26 depois que o lote inicial de três navios for entregue.
No entanto, uma fonte do Ministério da Defesa disse ao PlymouthLive que o relatório se trata de “Fake News”.
Plymouth travou uma longa campanha para basear esses navios em Devonport, pois eles representam uma substituição igual para as fragatas de guerra anti-submarino Type 23 que estão atualmente baseadas em Devonport .
Luke Pollard disse: “Devonport recebeu a promessa de oito fragatas anti-submarino Type 26 para substituir as fragatas Type 23 atuais. O trabalho está em andamento para se preparar para a chegada dessas fragatas de classe mundial que garantirão o futuro de Devonport como base para a frota de superfície da Marinha Real.
“Se os relatos da mídia de hoje estiverem corretos, então parece que os conservadores pretendem reduzir os pedidos de oito para apenas três fragatas Type 26. Os conservadores reduziram a ordem de 13 fragatas para apenas oito quando chegaram ao poder, então não devemos descartar que eles não farão isso novamente.
“Um corte adicional para apenas três fragatas Type 26 representará um risco genuíno para nossa segurança nacional em um momento em que a Rússia está em ascensão e a China tem ambições territoriais que ameaçam nossos aliados.
“Como tenho avisado há anos, as fragatas leves Type 31, mais parecidas com uma corveta, não têm as capacidades de combate ou sobrevivência das novas fragatas Type 26 e certamente não estão equipadas para enfrentar submarinos no Atlântico, que é o que as Type 26 são projetados para fazer.
“Como MP de Devonport, lutei contra a decisão dos Ministros Conservadores de vender o HMS Ocean (Hoje PHM Atlântico na Marinha do Brasil) e liderei a campanha para proteger os dois navios anfíbios de Devonport do corte dos conservadores.
“O artigo de hoje é um alerta para aqueles que se preocupam com a Royal Navy e Devonport, de que os ministros não devem ter permissão para reduzir o número de nossos navios ainda mais do que já fizeram.”
No entanto, uma fonte do MoD diz que a revelação é “uma notícia completamente falsa”.
“Eu adoraria ver evidências para essas afirmações”, disseram eles.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Plymouth LIVE