Na noite do dia 30 de janeiro de 2017, a Fragata “UNIÃO”, que navegava rumo a Natal-RN, primeiro porto de escala a caminho do Líbano, foi acionada pelo SALVAMAR SUESTE para prestar apoio ao barco de pesca “EMANUEL” que estaria à deriva 45 milhas a leste do Porto de Tubarão-ES.
Imediatamente, invertendo seu rumo e aumentando a velocidade, procedeu para a última posição conhecida da embarcação. Ao localizá-la, foi feita a abordagem pela lancha orgânica do navio às 00h30.
Constatando a impossibilidade de reparo do motor da embarcação pelo pessoal do navio, foi preparado um dispositivo para reboque. Ao amanhecer do dia 31, já próximo ao porto de Tubarão, a Capitania dos Portos do Espírito Santos enviou uma embarcação LAEP para assumir o dispositivo de reboque e levá-la para Vitória-ES, encerrando o evento com a tripulação e a embarcação em segurança.
Mais uma vez, a Marinha do Brasil contribuiu diretamente para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar.
FONTE: CCSM
E não há outras embarcações mais próximas e apropriadas para isso?
Cada capital não deveria ter uma espécie de guarda costeira, com um a três lanchas?
70 km de distância uma lancha percorreria rápido…
F. União chegou hoje (03/fev) a Natal-RN.
Parabéns à Marinha que trabalha tão bem nessas horas, com tão poucos recursos. Aliás, as forças armadas deveriam fazer constante pressão por medidas que liberassem de qualquer tipo de imposto, qualquer equipamento eletrônico de localização. Com equipamentos acessíveis economicamente a qualquer tipo de embarcação, o custo da operação seria imensamente reduzido e mais vidas seriam salvas.