A Fragata “UNIÃO” realizou, em 05 de setembro, exercício de “Light Line” com a Corveta “KRI SULTAN ISKANDAR MUDA” na Área de Operações Marítima da UNIFIL, Líbano.
Por ocasião do evento, foram realizadas manobras de “Aproximações para Reabastecimento no Mar”, de forma a adestrar os Oficiais de quarto quanto à manutenção de posição em fainas de transferência.
O propósito do exercício foi contribuir para a manutenção do nível de adestramento dos Navios participantes, além do incremento da interoperabilidade e dos laços de amizade entre a Marinha do Brasil e a Marinha da Indonésia.
FONTE: Nomar
olha os marinheiros do brasil babando na foto vendo um navio novinho e eles num sucata de 30 anos
brasil só compra coisa usada, olha essa embarcação da indonesia, novinha e bem pratica, umas 20 dessa daria de bom tamanho pra MB, mas só sabe compra lixo usado, tem muito produto bom feito na coreia do sul,holanda,espanha, até a china esta fazendo bons barcos.
Realmente, essa foto passa a ideia do que nossos militares estão pensando nesse momento. Mas uma opção de navio não é feita baseada apenas no tamanho ou linha do casco, tem muitas outros itens que devem ser levados em consideração como o porte do navio, que no caso da marinha do Brasil quer uma fragata de 6.000 toneladas.
Mas que os marinheiros queriam ter um brinquedo desse nível de evolução queriam (até eu).
Mas existe tal navio na faixa das 6000t oferecido pelo estaleiro, as De Zeven, e até foi oferecido a MB visando o programa PROSUPER.
Sds ao colega.
Estranhamente nossa corveta Tamandaré esta orçada em 450 milhões de dólares, enquanto uma Sigma, está orçada entre 250/300 milhões de dólares, porém enquanto as nossas são subarmadas, tem-se que as Sigma 9814 encomendadas pelo Vietnã serão armadas com 8 Exocet MM40 Block 3, 12 MICA VLS (podendo ser instalados os novos Aster 15), um Oto Melara 76 mm, dois Oto Melara de 30 mm, além de instrumentação eletrônica de ponta, enquanto as nossas Tamandaré, mesmo custando quase 75% a mais, somente podem ser rotuladas de OPV, face a exiguidade de armas necessárias a desempenhar as funções numa arena moderna de combate, isso sem contar o grau de automacidade do navio, posto que nossas Tamandarés necessitaram de cerca de 138 oficias e praças, enquanto a tripulação de uma sigma e estimada em cera de 70 oficiais e praças.
Cabe ainda ressaltar que nem mesmo a alegada TOT pode desta vez servir de argumento para justificar o aumento de preço, poso que as Sigmas vietnamitas serão construídas duas na Holanda e duas no Vietnã sob supervisão de engenheiros holandeses, ou seja, mesmo com a capacitação dos estaleiros vitnamitas, com o excelente armamento instalado e a qualidade eletrônica do navio, este consegue ser bem mais barato que as Tamandarés construídas no Brasil.
Acontecem coisas no Brasil que nem Freud explica.
Já estaria de bom tamanho ter 15 CV classe BARROSO entrada em 2008 e 16 patrulha Oceanico classe AMAZONAS que foi entregue em 2012. Ai sim uma ótima Marinha.
Sds.
Marinha da indonésia esta se aparelhando com a linha Sigma do estaleiro Holandes Damen. A linha de combatestes Sigma tem cascos que variam dos 50 aos 110 metros, indo de vasos destinados ao ataque rápido, corvetas, a fragatas… E com uma filial da Damen na própria Indonésia fabricando os navios. Como eu adoraria de ver nossa MB desenvolvendo uma linha moderna e flexível de cascos como faz o estaleiro Holandes que já tem varias exportações em sua conta. É um modelo que deveria ser seguido, dada a oportunidade de reaparelhamento que se faz necessário a nossa esquadra.
Sds.
Eu tambem concordo com sua opiniao….a Damen c sua linha sigma tem q ser vista como uma boa opcao a nossa Marinha…alias, nossos marinheiros devem ter ficado mortos de inveja ao ver algo mais novo do lado…….rsrsrsrsrsrrsrsrsrrsrs Sds