Por Guilherme Wiltgen
A construção da nova Fragata da Marinha do Brasil (MB) segue de vento em popa pela thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) no seu estaleiro em Itajaí o ThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS).
Conduzido pela MB, o programa é gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e executado pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, que é composta pelas empresas Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech.
O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) tem como propósito modernizar a Esquadra brasileira, reforçando sua capacidade de garantir a soberania do País, além de incentivar o crescimento das indústrias de defesa e naval, assim como a cadeia produtiva necessária à construção dos navios em solo brasileiro.
O lançamento ao mar da Fragata Tamandaré (F 200) está previsto para o próximo dia 09 de agosto.
Estágio atual:
Navio 1: Tamandaré (F 200) está dentro do cronograma e com entrega prevista para o final de dezembro de 2025.
Navio 2: Jerônimo de Albuquerque (F 201) iniciou a construção em 1º de novembro de 2023 e terá o batimento da quilha no meio desse ano.
Características da Classe Tamandaré:
Deslocamento: 3.380 t,
Comprimento: 107 m,
Largura máxima: 16 m,
Autonomia: 5.000 MN (9.260 km) à velocidade de cruzeiro,
Velocidade máxima: 25,5 nós (47,2 km/h)
Tripulação total: cerca de 130 militares.
Quando os militares irão fazer o “mea-culpa” e ver o quanto a FF estão falidas. Um mero navio? Isso e motivo de alegria? Em nenhum pais do mundo o orçamento militar gasto é de quase 80% com ativos e pensionistas. O que sobra para investir em meios e profissionalização? Uma Força Aérea que não tem aviões, uma Marinha/Fuzileiros sem navios e recursos e um EB sem treinamento e equipamento moderno. E nem vamos falar de instalações precárias, arcaicas e desconfortáveis para as tropas.
O que chama atenção, é o tempo de construção. Desde o corte da primeira chapa ate a data das fotos, foram poucos meses.
Se o projeto for bom e tiver um segundo lote com mais capacidades, acredito que valerá a pena.
Só não foi mas rápido porque teve muito erro de projeto.
O navio 3 iniciará a construção quando?
Corveta braba
Corveta
boa tarde, fugindo um pouco do assunto, alguém sabe quantos gripens chegam esse ano? serão 3 igual ao ano passado?
Provavelmente nenhum,o governo não está liberando verba.
Parabéns ao consórcio Águas Azuis e ao Estaleiro ThyssenKrupp.
O Brasil está dando um passo importante em tecnologia militar,
com uma participação significativa da indústria local.
A Emgepron teve um papel decisivo na efetivação deste projeto.
Os primeiros resultados já são visíveis.
Garantidas é um termo forte, mas existe a firme determinaçao da MB em alocar recursos para a continuidade do Programa.
Uau, as fotos aqui são muito melhores.
Parabéns ao blog.
Boa noite amigo Guilherme vc sabe se as quatro Tamandaré iniciais estão garantidas?
Obrigado
Abs
Fabio,
Não sei…
Até o presente momento sim, tem até data para começar a cortar as chapas da fragata 3.