Por Guilherme Wiltgen
A Fragata Tamandaré (F 200), primeiro navio da sua Classe, recebeu o canhão de proa de 76/62mm, fornecido pela empresa de defesa italiana Oto Melara, do grupo Leonardo.
O canhão pode ser visto instalado no navio, que se encontra atracado no Estaleiro ThyssenKrupp Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí.
O canhão OTO Melara 76 mm é um canhão naval compacto, ideal para ser instalado em navios de guerra de menor porte. Sua alta cadência de tiro e a versatilidade em utilizar vários tipos de munição, o tornam capaz de desempenhar defesa antimíssil de curto alcance, defesa antiaérea, defesa antissuperfície e apoio de fogo.
As munições possíveis de serem utilizadas incluem as perfurantes de blindagem, as incendiárias, as com efeitos de fragmentação e um projétil guiado, capaz de destruir mísseis antinavio. O canhão está instalado em uma torreta furtiva facetada.
A Fragata Tamandaré começou a ser construída em setembro de 2022, e tem previsão de ser incorporada à Marinha do Brasil no final desse ano.
FOTOS: Captura do vídeo do shipspotting_itajai
Bom dia Padilha como esta a novela da fabrica de munições da Marinha, tivemso algum desfecho? ou segue parada aidna aguardando comprador ?
Até onde eu sei, não houve comprador ainda.
As Tamandarés, na aparência, me lembram as Descubiertas espanholas. A aparência e o armamento são de corvetas.
Boa noite Padilha o problema das Tamandaré é ser apenas 4 navios.
Alguém sabe se a MB tem algum plano de integrar MANSUP e MANSUP-ER nas NPa 500?
Com certeza não.
Vamos fazer um exercício de raciocínio. Pra uma embarcação disparar um míssil desse tipo, ela tem que ter, além dos tubos lançadores, um radar de busca e outro de orientação, e todo um console de combate embarcado pra operar esse míssil. Já parou para se perguntar o custo disso? A MB está com dificuldade de ter combustível para seus navios. Não está conseguindo repor as embarcações que estão sendo retiradas, que dirá pensar num “luxo” desse kkkkkk.
Corvetas.
E o canhão é inferior ao das Niterói.
Fragatas.
Outro canhão desse navio que me desperta a curiosidade, Antonio, é antiaéreo; Sea Snake!
Mesmo que o nome oficial diga que são fragatas, são corvetas.
Mesmo que opiniões em geral o chamem de corvetas, oficialmente é fragata.
É fragata! quem decide isso não é você, e muito menos eu. Fragata não está atrelado ao tamanho do navio ou armamento, mas sim o deslocamento e a função para qual ele é atribuído. Se a Marinha disse que é fragata, então é fragata. O Interessante é que a classe Sigma, que muitos de você ficam babando ovo por aqui, é um classe menor que a Tamandaré, com menor deslocamento, e no entanto é uma fragata.
Meio século separam esses canhões.
Maior cadência e munição 3P, ao meu ver já tornam eles superiores.
off toppic, como anda a entrega dos Gripen ? Até o momento quantas aeronaves já foram entregues e encontram-se em Anápolis ?
Navio lindo!
Vc acha?
Sério?
Mesmo?
É mais bonita do que Niterói, com aquela fachada horrível na superestrutura!!
Vaquero ter sua opinião respeitada mas é difícil de aceitar a dos outros,, não?