De acordo com um tweet publicado por Mahmoud Gamal em 2 de outubro de 2021, a fragata MEKO A200 ENS Al-Aziz da Marinha egípcia fez sua primeira aparição após ser equipada com sistema de radar naval Thales NS100 3D (AESA) e um canhão de 127 mm.
A fragata MEKO A200 segue a famosa série Meko 200 do Thyssenkrupp. Um navio de combate capaz de uma guerra multidimensional (AAW, ASW e ASUW, BCW), a fragata MEKO A200 também é projetada para operações sustentadas em todo o espectro de missões gerais e tarefas: patrulha e interdição, apoio à força especial operações, sar e operações humanitárias.
A fragata MEKO A200 é um exemplo perfeito do design inovador de propulsão, stealth e sobrevivência, robusta e operabilidade com helicópteros, que caracteriza fragatas de sistemas marítimos.
A MEKO A200 reduziu bastante sua acústica e assinaturas magnéticas para se esconder e permanecer furtiva, graças a seu design de concha, rastreamento de RCSnet de todas as aberturas de portas que dão ao navio uma seção transversal de radar muito baixo.
A função de vigilância do NS100 é aprimorada com novas capacidades multi-missão, como defesa de enxame, antipirataria, controle de UAV e suporte de armas para mísseis ativos. Esses diferentes tipos de alvos colocam requisitos diferentes no radar. Os caças precisam de mísseis de longo alcance, mísseis de mergulho requerem cobertura de elevação, os skimmers do mar exigem tempo de reação rápida, helicópteros pairando exigem informações espectrais, os UAVs são pequenos e lentos e exigem uma boa supressão de desordem.
O NS100 detecta essa grande variedade de alvos em um único modo, já que se pode ter certeza do tipo de ameaça encontrada. Isso pode ser realizado introduzindo a formação de feixes digitais completos com processamento de multi-feixe de eixo duplo e explorando totalmente a capacidade do AESA de varredura para frente e para trás.
O desempenho do NS100 pode ser dimensionado adicionando elementos de transmissão para atender aos diversos requisitos e necessidades operacionais das Marinhas em todo o mundo. O mesmo radar básico pode ser otimizado para diferentes classes de navios, levando a vantagens logísticas. Além disso, a arquitetura de radar flexível permite a introdução de novas capacidades do radar.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: NavyRecognition
Chega a dar uma inveja ! Não é por acaso que são a potência do continente africano…