No período de dia 22 de maio a 23 de julho, a Fragata Constituição participará das Comemorações Alusivas ao Centenário da 1ª Guerra Mundial, na cidade de Brest, França, onde representará o Brasil e a Marinha em diversos eventos, entre eles o Desfile Naval, oportunidade ímpar para estreitar laços com as Marinhas amigas.
O navio partirá do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro às 10h, e fará escalas logísticas em Natal-BRA e Las Palmas-ESP, com previsão de chegar em Brest-FRA no dia 7 de junho. Em seu regresso, a Constituição aportará novamente na cidade espanhola e em Fortaleza-BRA, finalizando a comissão em seu porto sede.
O envio de um navio brasileiro para essa celebração deve-se a participação da Marinha do Brasil na Primeira Grande Guerra, que se formalizou com a Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) atuando ao lado das Forças Aliadas, sob o comando do Almirante Pedro Max Fernando de Frontin. A DNOG, constituída pelos Cruzadores Rio Grande do Sul e Bahia, Contratorpedeiros Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Paraíba, Tender Belmonte e Aviso Laurindo Pitta, teve como missão o patrulhamento da região entre Dakar, São Vicente e Gibraltar na costa da África.
FONTE: Comando da Força de Superfície
Obrigado a todos pelos votos e pelo apoio! Mais uma missão cumprida pela MB e pela F42. A data marcou a entrada dos EUA na 1ªGM e o desembarque de cerca de 800.000 militares norte-americanos em Brest, em 1917. Por isso o “Centenário”…
parabens Comte Neyder e tripulação.
Que foto sensacional Padilha parabéns pela foto ,realmente apesar de ultrapassada a fragata Constituição é uma imponente belonave remete aos bons tempos da nossa marinha.
Valeu!
A foto ficou sensacional.
Geralmente essas celebrações se dão no dia do encerramento do ocorrido, que será ano que vem (1914-18).
Bons ventos e mares favoráveis ao meu amigo Neyder e sua Tripulação !!!
Valeu Padilha !!
Primeira vez que leio o “Laurindo Pitta” denominado como “Aviso” e não como a classificação correta que é “Rebocador de
Alto Mar”…talvez tenha exercido a função de “Aviso” ??? Estranho não é Padilha ?
Sim, mas essa era a função dele na época.
“Quando da entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial, integrou a Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), tendo participado como Aviso em tarefas de apoio às operações de patrulhamento realizadas pela DNOG entre Dacar, no Senegal, e o arquipélago de Cabo Verde em 1918.”