No dia 28 de fevereiro, o Contra-Almirante Eduardo Augusto Wieland assumiu o Comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) do Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez. A cerimônia de passagem ocorreu no porto de Beirute, no cais de atracação do navio capitânia, Fragata “Liberal”, e foi presidida pelo Head of Mission / Force Commander da UNIFIL, Major General Stefano Del Col.
A UNIFIL, criada em 1978, é a única Missão de Paz da Organização das Nações Unidas que conta com um componente naval. A Maritime Task Force (MTF), criada em 15 de outubro de 2006, por solicitação do governo libanês e sob o mandato da Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tem como missão realizar operações com o intuito de auxiliar na prevenção de entrada de armas não autorizadas e materiais ilegais nos portos do Líbano e conduzir o treinamento e o desenvolvimento profissional do pessoal da Libanese Armed Forces–Navy (LAF-N).
Atualmente, a Força-Tarefa Marítima Multinacional no Líbano é composta por navios do Brasil (Capitânia), Alemanha, Bangladesh, Indonésia, Grécia e Turquia.
A cerimônia contou com a presença do Ministro de Estado de Comércio Exterior do Líbano, Hassan Mrad; do Embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos; do Comandante da LAF-N, Hosni Daher, além de diversas personalidades civis e militares e representações dos países integrantes da missão UNIFIL.
FONTE: MB