Mar do Norte, Dinamarca – O Carrier Strike Group (CGS) do porta-aviões nuclear francês Charles de Gaulle (R 91), treinou com o Standing NATO Maritime Group One (SNMG1) durante quatro dias na semana passada.
Os exercícios combinados ocorreram entre 19 e 22 de março, reunindo navios de guerra da Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido, na costa leste da Dinamarca.
Exercícios navais envolvendo um grande número de navios de vários países, são complexos e desafiadores. O treinamento e exercícios regulares entre as forças da OTAN, e as nações aliadas, são importantes para aprimorar a capacidade da Aliança na guerra naval e de manter alta prontidão.
“A interação com o CSG francês ofereceu oportunidades valiosas, tanto para eles como para nós. A capacidade de treinar e desenvolver nossos procedimentos, comunicações e interações é, em última análise, o que nos une como forças aliadas. Aumenta nossa prontidão e nossa capacidade para o combate. Obviamente, também aumenta a coesão dentro da Aliança. Juntos, os aliados da OTAN constituem uma poderosa força naval”, disse o Comodoro Yngve Skoglund, Comandante do SNMG1.
O porta-aviões Charles de Gaulle e seu CSG suspenderam em janeiro para operações no Mar Mediterrâneo. O CSG francês já foi implantado no Oceano Atlântico e no Mar do Norte.