Os Navios-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Pedro Teixeira” e “Rondônia”, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, juntamente com embarcações da Capitania Fluvial de Tabatinga, realizaram, nos dias 4 e 5 de agosto, um exercício operativo de controle fluvial na região da Tríplice Fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru.
A ação, no Rio Solimões, compreendeu as cidades de Tabatinga (AM), Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru) e contou com a participação dos navios colombianos ARC “Letícia” e “Igaraparana”, e peruanos BAP “Loreto” e Maranõn”.
O exercício incrementou a interoperabilidade entre a Marinha do Brasil, a Armada da República da Colômbia e a Marinha de Guerra do Peru, em um trabalho conjunto e em sinergia, que garante excelentes resultados no combate aos delitos transnacionais e ações de presença dos respectivos Estados em seus limites territoriais.
Das 101 embarcações abordadas, duas foram notificadas por descumprimento do Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA).
FONTE: Nomar