O lançamento técnico da Al Khor, a terceira corveta da classe Al Zubarah encomendada à Fincantieri pelo Ministério da Defesa do Qatar no âmbito do programa nacional de aquisições navais, teve lugar hoje no estaleiro Muggiano (La Spezia). A embarcação será entregue em 2022.
A cerimônia, realizada em formato restrito e em total conformidade com os requisitos anti-contágio, contou com a presença do General Brigadeiro Abdulla Ali Al-Mazroey, Comandante da Flotilha da Marinha do Qatar, Vice-Almirante Giorgio Lazio, Comandante Marítimo da Marinha da Itália (Área Norte), e Marco Acca, Subgerente Geral da Divisão de Embarcações Navais de Fincantieri.
As corvetas da classe Al Zubarah, projetadas de acordo com as regras do RINAMIL, serão altamente flexíveis e capazes de cumprir diferentes tipos de tarefas, desde vigilância com capacidade de resgate no mar e combate. Terão cerca de 107 metros de comprimento, 14,70 metros de largura e estarão equipados com uma propulsão combinada de diesel e diesel (CODAD), com velocidade máxima de 28 nós. As unidades terão capacidade para acomodar 112 pessoas a bordo.
Além disso, as corvetas serão capazes de operar embarcações de alta velocidade, como RHIB (Rigid Hull Inflatable Boat), por meio de guindastes laterais ou rampa de içamento localizada na popa. O convoo e o hangar são dimensionados para acomodar um helicóptero NH90.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Fincantieri
Prezados,
Já teremos a classe ‘Tamandaré’, que é praticamente do mesmo calibre do projeto italiano… E os alemães tem coisa igual a oferecer; projetos como a F-124 e F-125…
Falar que há dinheiro… bem… As FAs recebem em reais, mas tem que pagar em Dólar ou Euro pelas aquisições de bens e seus serviços.
Por fim, o fato é que estourou tudo de uma vez… Temos o programa de submarinos pra tocar ao mesmo tempo em que cresce a necessidade para a obtenção de meios de superfície. É mais dinheiro pra gastar num mesmo espaço de tempo.
A proposta da Itália para o programa Tamadaré era baseado nesse navio não é?
Um belo navio, mas acredito que para a MB a A100 vitaminada vai ser mais adequado pra nós.
Não. A proposta era em cima do projeto da MB.
Interessante essas corretas.
Uma pena nossos políticos nao priorizarem a defesa
Umas 6 dessas, e as 2 fragatas oferecidas pela Itália tempos atras.
Que marinha q teriamos
Meu Deus que navio lindo.
Se não tivesse tanta corrupção nas FA (isso mesmo, nas FA, dinheiro tem, chega de transferir responsabilidades) esse navio já estaria sendo construído aqui e na Itália.
O peso, dimensões e poder de fogo combinam com nossas necessidades.
Os italianos tinham os produtos perfeitos para o Brasil, essa corveta e a FREMM.
Será que é tão difícil ter 8 corvetas de 3 mil toneladas e 4 FREMM?
Perfeita resposta.
Quem se associa a uma Odebrecht que o diga.