Por Guilherme Wiltgen
A PPA1 (Pattugliatori Polivalenti d’Altura), batizada em homenagem a “Paolo Thaon di Revel”, navegou suas primeiras milhas náuticas nas águas azuis do Golfo de La Spezia, em 12 de novembro de 2019, onde se localiza o estaleiro de Muggiano, da Fincantieri.
O “First Sea Going” (FSG) é um marco contratual crucial para a entrega do navio para Marinha Italiana. Espera-se que a PPA1 conclua os testes de mar em março de 2021 e seja entregue à Marinha Italiana em maio do mesmo ano.
“Paolo Thaon di Revel” é a FOC (First of Class ou primeira da classe) da PPA de configuração Light. Durante o FSG, vários sistemas/equipamentos instalados a bordo foram configurados e testados com sucesso.
O contrato da PPA foi assinado em maio de 2015, apenas quatro anos e meio se passaram antes do FOC FSG, uma conquista mundial notável para a OCCAR (Organisation for Joint Armament Cooperation) como autoridade contratante, dado o caráter inovador desta embarcação.
As Pattugliatori Polivalenti d’Altura (PPA) são construídas no estaleiro da Ficantieri de Riva Trigoso, localizado na região de Gênova, depois são transferidas para Muggiano, em La Spezia, onde os navios são integrados, finalizados, testados e entregues.
Os quatro primeiros navios (sete sob contrato atual) estão atualmente em fase de produção. O segundo, também da configuração Light, vai receber o nome de “Francesco Morosini” e será lançado ao mar em março de 2020.
Uma versão Light destas já é superior a qualquer embarcação que tenhamos por aqui, canhões de 127 e 76 mm, radar 3 d, camm er, mísseis antinavio e torpedos.
Voce acabou de descrever as CCT
As CCT só tem o canhão 76 mm
Fora que esta é bem maior que as CCT
Amigo de uma olhada no site da marinha que voce vai ver