Por Paulo Bastos
Após vários atrasos na sua entrega, relativos a problemas burocráticos, finalmente desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro os novos blindados Maverick, da sul-africana Paramount Group.
Esses veículos, uma versão adaptada conforme os requisitos definidos em testes e avaliações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Batalhão de Polícia de Choque (CHOQUE) da PMERJ e Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Policia Civil, foram adquiridos pela SESEG (Secretaria de Segurança de Estado do Rio de Janeiro), para os grandes eventos a se realizar nesse Estado, após intensas avaliações de das Policias Militar e Civil e de uma licitação muito conturbada pela tentativa de se ofertar veículos a um preço mais baixos, mas totalmente inadequados à função.
FONTE: T&D
FOTOS: Rogério Santana/ GOVERJ
Só não entendo o porque de tantas equipes táticas dentro da polícia, no meu ver isso causa uma desorganização maior do que utilizar apenas uma equipe de operações especiais, que juntaria muita mais policias e um conhecimento muito maior. Como por exemplo na copa, caso acontece algum incidente terrorista, não se quem será acionado, com tantas equipes disponíveis, há uma duvida enorme em quem poderá suprir as necessidades.
Eles irão substituir os atuais carros, ou irão trabalhar juntos com eles, aumenta o numero de carros nas tropas ?
Considerando que estes não são veículos para o dia à dia, más para operações especiais e que são uma compra da policia do RJ e para servirem basicamente na cidade do Rio de Janeiro…Penso que 8 viaturas não é tão pouco assim, especialmente no começo de sua utilização, depois de um tempo operando com este lote inicial é que a policia do RJ poderá, formar um doutrina de utilização e saber quais são as suas reais necessidades quanto ao número ideal de unidades blindadas.
…conseguiríamos um preço bem melhor. Na primeira incursão numa favela vão levar tanto chumbo que ficarão fora de ação por semanas ou meses. Deviam ter comprado logo uns 50, NMHO.
Legal, tudo bem … mas oito blindados ??? Isso não dá nem pro cheiro , como diz a malandragem.
Em caráter emergencial para o copa tudo bem, mas urge a necessidade de muitos mais, que os outros estados da federação se cocem e providenciem os seus, nada impede que antigos blindados do EB sejam preparados para isso ou que da próxima a indústria nacional seja prestigiada .
ABS.
Concordo com você, infelizmente no Brasil é isso, compram um número pequeno, talvez se a quantidade fosse maior c
Antes tarde do que nunca.