A cerimônia de descomissionamento da fragata antissubmarino (frégate anti-sous-marine – FASM) Georges Leygues foi realizada em 21 de março, 2014, em Brest. Presidida pelo Contra-Almirante Bruno Déméocq, contou com a presença do Almirante Coindreau, comandante da Força de Ação Naval.
Incorporada em 1979, sendo a primeira de uma série de sete navios tipo F70, a Georges Leygues (D640) tinha como missão principal a guerra ASW. Nestes 34 anos de serviço, navegou 1.000.000 de milhas náuticas, aproximadamente 1,8 milhões de km, ou 45 voltas ao redor do globo.
NOTA do EDITOR: Apesar da pouca relevância da notícia aqui no Brasil, para nós do DAN, que tivemos a oportunidade de embarcar na George Leygues em 2012, tem um significado diferente. Realizamos operações navais e aéreas, sendo que no nosso primeiro pouso, fomos gentilmente convidados e recebidos no passadiço pelo seu Comandante na época, onde tivemos a oportunidade de ter um bate-papo descontraído e rapidamente fizemos um tour pelo navio.
LEIA AS MAIS:
PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Naval
PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Naval II
PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Naval III
PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Naval Final
Quando se fala em baixa de um navio de guerra, logo a “equipe” de “compra de oportunidade” deverá se manifestar, mas sinceramente com um milhão de milhas navegadas, não deve ter muita coisa para cortar em Alang.
E puro osso…
Deve ser muito bom para uma Marinha poder se dar ao luxo, ou normalidade, de dar baixa em um navio com tamanho desgaste.
“Outras” marinhas tem que ficar “empurrando com a barriga” seus vetustos e obsoletos navios para poder dizer que tem poder naval…………….
A inveja é um sentimento sofrível, mas hei de reconhecer pois é o que me cabe por tal situação……………
Parabéns a França e RIP Georges Leygues !