A contagem regressiva já começou, daqui a exatos 50 dias, ocorrerá o lançamento da Fragata Tamandaré (F200), a primeira da classe de quatro navios Meko 100, que estão sendo construídos pela thyssenkrupp Marine Systems no Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC).
No início do mês ocorreu, pela primeira vez, o deslocamento da fragata Tamandaré do galpão até a área externa do estaleiro. Assim, abriu-se espaço para a edificação do segundo navio da classe, a Fragata Jerônimo de Albuquerque (F 201).
Com 107,2 metros de comprimento e 20,2 metros de altura, a fragata Tamandaré foi deslocada para fora, em um percurso de 120 metros que foi completado em três horas.
Para dar uma ideia do tamanho do navio, o peso durante a manobra era de aproximadamente 2.800 toneladas, o equivalente ao peso de cerca de 1.800 carros de passeio. Já a altura da fragata corresponde a um prédio de sete andares.
A movimentação foi realizada com precisão e segurança por um sistema de transporte hidráulico operado por controle remoto com capacidade de transportar até 4.200 toneladas. A velocidade do deslocamento foi de 0,6 metro por minuto.
CORVETA Tamandaré.
Esse navio me dá arrepios…poucas vezes vi tanto dinheiro público jogado fora por tão pouco…
Para quem já deveria estar operando um Prosuper de navios entre fragatas de 5000t, navio logístico e patrulhas oceânicos ter 4 fragatas novas não tem nem do que reclamar. Ele possuirá um radar que detecta até míssil hipersônico chamado TRS-4D (usado até pelos Estados Unidos) e um novo sistema de defesa de ponto chamado Seasnake 30mm. Eles substituirão as fragatas Greenhalgh o que já é uma vantagem importante. São esses detalhes que se deve considerar antes de criticar esses novos navios, quem sabe depois a Marinha não construa novas fragatas de 5000t com a experiência adquirida com as Tamandaré e até mesmo pelos submarinos (já que ambos estão sendo construídos ao mesmo tempo).
Bom dia, sim a tecnologia é de ponta com sistemas inovadores e únicos!
Agora é torcer para que venham mais 4 e a melhora nos mísseis.
O peso total é 3800t?
Infelizmente os ¨dentes¨dessa nossa fragata são de ¨leite¨. 12 anti aéreos e 4 anti navios são muito poucos para a auto proteção e a proteção de alvos de maior importância tal como o Atlântico.
Dá até pena…
É um navio bem robusto para encarar o Atlântico, e tem que ser mesmo! Destaque para o porte da popa do convés até a quilha, o que nos dá uma ideia da capacidade dele de receber os MH16 (até obrigatório para um navio dessa categoria). O curioso é que com a entrada em operação desses navios eles mesmos poderão dar baixa nos próprios navios que substituirão como a Greenhalg, Rademaker e 2 Niteróis. Quando falo dar baixa é afundá-los.
Um sonho remoto seria a MB utilizar esses navios antigos como museus, pelo menos um deles, como faz a USN com o USS Intrepid em NYC. Eventualmente, a utilização destes como museus poderia ajudar a melhorar a imagem da Marinha de Guerra junto à sociedade civil, e disseminar positivamente a cultura naval. Porém, acredito também que a chance disso acontecer é remota — não temos dinheiro nem pro necessário, imagine para o extra.
O NAM Atlântico ficaria bem em Santos daqui uns 30 anos.
Excelente, ta ficando lindona hein. Que venham ao menos mais umas 8 pra chegarmos em 12 e mais umas 4 derivadas da Meko A200.
Boa tarde amigo Guilherme que alegria
será que teremos uma segundo lote? no novoplano estrategico e maritimo
da MB serão construidas oito escoltas?