Por Luiz Padilha
Após o colisão entre a fragata HNoMS Helge Ingstad (F 313) com um petroleiro em um fiorde a oeste da Noruega, ocasionando a perda total da fragata, agora surgem novos problemas na Marinha da Noruega.
Segundo informe da publicação Ships Monthly, a Marinha norueguesa tem novos problemas com seu novo e maior navio de guerra, após o mesmo não passar nos testes de segurança.
O navio logístico HNoMS Maud (A 530), construído pelo estaleiro sul-coreano Daewoo e comissionado em 2019, foi retirado de serviço após os resultados de uma inspeção realizada pela DNV GL, empresa de certificação norueguesa com sede em Noruega que garante a qualidade dos navios.
A falta de manutenção do navio foi destacada, com evidências de que o navio não passou por nenhuma manutenção há dois anos enquanto atracado no estaleiro na Coréia do Sul. Provavelmente, isso se deve a vários acidentes de trabalho e à quase falência do estaleiro Daewoo Shipbuilding & ME durante a construção, que atrasou duas vezes sua entrega.
O relatório da DNV GL também citou um gerador de oxigênio na sala de operações do hospital que representava um grande risco de incêndio, além de portas pesadas e iluminação insuficiente a bordo, potencialmente perigosa para a equipe. A retificação das deficiências, que ocorrerá na garantia, deve levar vários meses.
Um navio de guerra ou mercante em comissionamento e de responsabilidade do estaleiro construtor e não da Marinha que contratou a construção.
Ivo, uma vez comissionado o navio é responsabilidade da Marinha que irá opera-lo. Garantia cobre outras coisas.
Pelo que entendi, a falta de manutenção então seria do estaleiro que construiu o navio e não da marinha da Noruega, tendo em vista que o navio ainda esta na garantia
O texto diz claramente que não houve manutenção enquanto a embarcação estava no estaleiro aguardando conclusão.
Marcos, a manutenção não foi feita como diz o texto pelo estaleiro, mas o navio foi entregue, comissionado e só depois teve sua certificação negada.