O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada lança hoje (17) às 9h na Brigada Guaicurus em Dourados, a viatura Blindada “Guarani”, o novo blindado do Exercito Brasileiro.
O lançamento contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do Comandante Militar do Oeste, general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha. Também estarão presentes ao evento autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além de representantes dos Órgãos de Segurança Pública.
Na ocasião, acontecerá a formatura de lançamento do Guarani com exposição da viatura e logo após uma exposição de materiais do Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras).
Equipado com sofisticado armamento e equipamentos de segurança, VBTP-MR Guarani é um veículo blindado de transporte de pessoal 6×6 desenvolvido pela Iveco do Brasil, como parte do programa de modernização do Exército.
O Guarani é uma viatura equiparada às mais modernas existentes no mundo e incorpora as seguintes inovações tecnológicas, baixa assinatura térmica e de radar; proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro, além de aviso de detecção por laser; capacidade de navegação por GPS ou inercial; sistema de Gerenciamento de Campo de Batalha; sistema de Consciência Situacional; torre automática com canhão 30mm; visão noturna; e reparo automatizado para metralhadora .50 ou 7,62mm.
Sua aquisição possibilitará a substituição das viaturas Urutu, que estão em uso há mais de 40 anos no País.
FONTE: DouradosNews
Gilberto Resende, Minas é PimenTel que é literalmente PT e nunca PSDB, ate porque se o fosse, teríamos uma integração de um aeroporto do Títio e nunca um blindado para o exército brasileiro rsss.
Acho que o guarani deveria ser 8×8 e ter uma blidagem capaz de ,no minimo, resisitir a disparos de .50
Dourados -MS. Cidade situada às margens da BR 163, cerca de pouco mais de 200 km da capital Campo Grande -MS.
Gilberto não é aqui em Minas não irmão.rs Por aqui, além da fábrica em 7 lagoas só vi um de perto no desfile de 7 de Setembro do ano passado na av.Afonso Pena.
Pois é onde se Lê MG leia-se MS…
Bom dia Srs. leitores, é muito oportuna a observação, do Sr. Gilberto Rezende. O povo brasileiro, deve fazer forte ‘gestão’ , para o assunto defesa, pois ELes estão cada vez mais perto VIva o Brasil !
Esta terminologia de Lançamento é que está incorreta, a viaturá foi lançada a muito tempo.
A festa é a incorporação do Novo Blindado do EB na primeira unidade a recebê-la no estado de Minas Gerais.
Um lançamento para a “República Estadual de Minas Gerais”….
A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada não LANÇA NADA, ela apenas recebe material mélico adquirido pelo Ministério da Defesa ou pelo Comando do Exército….
Mato Grosso do Sul, né?
Pois é PSDB é MT…
RAIOS ! MS é Mato Grosso do Sul não MT Mato Grosso (do Norte).
Edson durante a historia do mundo a esquerda sempre foi a que mais investiu nas forças armadas , para se proteger do que voçe ve hoje na venezuela , cuba e tantos outros . Se A é melhor que B não sabemos , o que temos que saber que nossas forças armadas estejam sempre presentes e modernizadas , para que cumpram com o dever de zelar sobre nossa soberania e democarcia .
BRASIL ACIMA DE TUDO
É a pura verdade, durante o governo FHC a miséria tomou contas das nossas FAs, verdade seja dita, a partir do molusco tudo mudou, atualmente temos notícias praticamente todos os dias sobre armamentos, aquisições e desenvolvimento e etc… Boas ou ruins, comprou-se muuuuuuito mais no governo dito de “esquerda”.
o problema e que a esquerda prefere se proteger dos “imperialistas” do que alimentar o proprio povo.
Não tem outra coisa pra dizer não? É sempre a mesma ladainha. Você com certeza é mais um daqueles que acha que todo dinheiro do país tem que ir para creches e hospitais.
Isso é propaganda política sem sentido, baboseira do começo ao fim.
Se investe em defesa quando há dinheiro, quando não há, é penúria, investimento a conta gotas, simplesmente porque nenhum governante vai escolher investir nas forças armadas com outras áreas mais “populares” sangrando, esse é o pensamento de QUALQUER governante.
A Espanha é exemplo de país em penúria que está em processo de dissolução de suas forças armadas por falta de recursos, precisam investir em retomar a economia do país.
O Brasil que o FHC pegou sangrava para regular sua economia, com inflação galopante e problemas cambiais sérios. Com o plano real, conseguiram segurar a inflação mas tinham problemas gigantescos para pagar sua dívida externa, especificamente no plano de pagamento (prazos e juros), tendo então que elaborar um plano decisivo com o FMI para diluir o pagamento de dívidas externas de forma a conseguir pagar, sem dar calote como o PT sugeriu em 89 e como fez a Argentina, que paga por essa burrice até hoje. Apesar de requerer sacrifícios (privatizações, controle externo e leis orçamentárias) e gerar penúria, apesar de ainda haver investimento em certos projetos como o SIVAM e Super Tucano, o resultado final valeu a pena, já que Lula em 2005, 4 anos após o último aporte do FMI, conseguiu usufruir de uma economia mais controlada para poder tocar diversos projetos e inclusive trocar a dívida externa por uma dívida interna (com bancos brasileiros).
Infelizmente, não aprenderam com o passado e a dívida pública (agora interna) estourou… não atoa os ajustes de agora, é preciso tentar segurar o rojão pra pelo menos manter sustentável o governo, mas pelos indícios de falta de repasses generalizados, a conta já está sendo paga, e a principalmente pela Defesa com o a Embraer e Avibrás podem confirmar.
Já estão até planejando tirar o Jaques Wagner (presidenciável dentro do PT) da Defesa já imaginando que o que vem pela frente.
Esquerda, Direita… penúria é gerada pela econômia, e o futuro é sombrio (mesmo com a esquerda no poder).
Baboseira política.
Paises investem quando a economia permite, só ditaduras investem com o povo passando fome. Espanha quebrou, está em cacos, então está dissolvendo suas forças armadas.
Brasil da década de 90 estava quebrado e com divida externa fora de controle, então veio o arrocho de FHC, com intervenção do FMI, leis de controle fiscal e sacrificios (privatizações) para controlar a economia.
Lula pegou um país sob controle e pode fazer investimentos, inclusive na defesa. Pena que foram arrogantes e nos afundaram em dívidas novamente.
PSDB e Exército, não creio ser uma mistura recomendável já que Exército me parece mais afeto ao Federal, mas enfim, ante a este mar de novidades . . . . .