O Exército Brasileiro entregará nesta quarta-feira (27) 20 caminhões Mercedes Bens modelo 1418 revitalizados à Cooperação Militar Brasileira no Paraguai. A entrega será às 11 horas da manhã, no Mirante do Vertedouro.
A cessão dos veículos faz parte de um Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa entre o Governo Brasileiro e o Governo Paraguaio. O acordo visa, entre outras questões, promover a cooperação bilateral na área de defesa entre os dois países.
Estarão presentes o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e o Comandante do Exército Paraguaio, General de Divisão Oscar Luiz Gonzalez Cañete, além dos diretores-gerais da Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), e demais membros da diretoria da binacional.
A cerimônia prevê plantio no Bosque dos Visitantes pelos comandantes dos exércitos dos dois países e uma coletiva de imprensa das duas autoridades, antes do repasse dos veículos. Após a solenidade, os carros seguirão em comboio para a margem direita por dentro da usina.
FONTE & FOTO: Jornal de Itaipú Eletrônico
cooperacao BILATERAL ta… e oque o exercito vai ter de volta? ta podendo hein ,,doando caminhoes…
Concordo com as ponderações do Eduardo e Maxtedy.
Se defender o Atlântico já é difícil, imaginem o caos de um corredor aberto para o Pacífico (sim, eu sei que o Paraguai não tem saída para o Pacífico).
Penso os Países a Oeste como nossa primeira linha de defesa. Transformar estes países em inimigos é criar uma fragilidade estratégica insanável. Pensemos na sobrevivência a longo prazo e relevemos as quizilas contemporâneas.
Certas questiúnculas nunca deixarão de existir em se tratando da relação Brasil e Paraguay, mas os governos de ambos os Estados têm compromissos e responsabilidades bem mais importantes e estratégicos para o crescimento e desenvolvimento harmônico de ambos os países e dos seus povos. Portanto, fingem esquecer o passado.
Se o Brasil não procurar suprir certas lacunas e demandas dos países menos favorecidos na AS, por certo os USA, a China, a Rússia, etc, o farão. E o preço pelo descaso ou omissão a ser pago num futuro próximo, será bem mais salgado para o nosso país.
São primordialmente os interesses econômicos, estratégico-militares, comerciais, industriais e políticos que determinam o que?, como?, onde?, quando?, por que? com quem? devemos fazer parcerias e mantê-las. O governo brasileiro sabe que não pode dar mole demais prá turminha aí de cima, então faz o que é possível para se manter no jogo político. Ora se ajudando já é arriscado, imaginem se não o fizer…misericórdia!
Enquanto o Brasil fica dando presentinhos para o Paraguay, eles ficam falando mal do Brasil, carros brasileiros são roubados e facilmente legalizados por lá, eles ganham milhões com contrabando para o Brasil, eles vivem exigindo que o Brasil pague mais e mais pela parte deles na energia de Itaipu, exigem que o Brasil devolva o canhão “Cristiano” da guerra do Paraguay….. Essa é a diferença…..
quanta inocência… o brasil tá fazendo isso não é porque é bonzinho não, tá fazendo isso em contra-partida da base americana que estava sendo cogitada de ser montada em solo paraguaio (tirando os recursos naturais ali existentes) com essa base bilhões de doláres de “aluguel” e ainda ganhariam armamentos baratos de segunda mão,realizando aquele velho sonho antigo americano. em cercar o brasil de bases,.. mas lembramos que com a pressão feita pelo Brasil e alguns paises sul-americanos existiu , algum acordo surgiu em alguma coisa tinha que ser feita para que a pressão fosse suficientemente forte para recusa paraguaia, assim agora surge esse tipo de noticias, agora é um bom momento ou não em dar uma mão amiga para o povo que há seculos atrás foi dizimado por interesses das grandes potências da época imperial.
Os paraguaios estão de olho nos doláres americanos, mas em contra-partida e aquele velho rancor em tempos de guerra vê o paraguai hoje uma boa oportunidade de se relacionar melhor com o Brasil e de quebra modernizar ou aumentar um pouco suas forças militares.
Aposto que tem prefeitura de muita cidadezinha carecendo de caminhões como esses para fazerem tarefas diversas aqui no Brasil…
Seria melhor ter distribuido esses caminhões entre as bases dos (tiro-de-guerra) do Brasil, que fariam melhor utilização para treino dos novos recrutas…
Sabe oque é isto?
Palhaçada!
Compraram uma frota enorme de caminhões para o EB, numa tentativa, só pra variar, artificial de se manter empregos em montadoras. Transformaram o EB em empresa de transporte.
Agora o EB tem um excedente de viaturas, muitas delas compradas a poucos anos e não tem oque fazer com elas.
Espero que pelo menos não vejamos mais os modelos destes caminhões, rodando nas cores do EB. Ano passado, testemunhei um treinamento em minha cidade, onde se via vários caminhões em serviço, muito mais antigos do que estes doados. Seria um absurdo ainda maior, doar caminhões mais novos e ficar com os mais velhos.
E nesta crise, revitalizam para doar para o Paraguai, que até outro dia, criava caso com os preços da energia vendida ao Brasil.
Perfeita a foto! Diz tudo!
Esses caminhões ai são do EB, hoje em dia não fica muito aparente nas bases porque a maioria já foi substituída pelos novos caminhões que o EB comprou da MAN.
………acredito que seja doação….se fosse para revitalizar, os próprios paraguaios o fariam…os militares paraguaios estão na “bacia das almas”..além de ter proporcionalmente mais “oficiais generais” que soldados que qualquer exercito sulamericano……,carecem de dinheiro para a modernização,os navios de sua Marinha fluvial são antigos,sua Fôrça Aérea só tem três Tucanos porque o resto não pode voar e as FFAAs só possuem cerca de de quinze mil militares…..o Exercito é a Fôrça com maior numero de militares, cercade 10000 organizado em dois corpos e 9 divisões ,embora o presidente Cartes tenha proposto apenas 2 divisôes no que foi de imediato contestado pelos militares……o total em dinheiro para a modernização de suas Forças é de 700 milhôes de dólares……
Salvo engano são do exercito brasileiro, eu tirei minha primeira habilitacão em uma viatura dessas ai 1418 em 1993 ! Passei no primeiro dia de testes .
Se foram doados, ruin…se foram reformados e doados, pior…se eram do exército paraguaio e foram revitalizados no Brasil, quem pagou a conta ?
País rico é outra coisa…rs…
O Exército esta“ doando“ esses caminhões ao Paraguai, ou eles já eram do exército paraguaio e apenas foram revitalizados no BRASIL ?